Novo Nissan Qashqai chega no verão

Terceira geração Qashqai estreia tecnologia E-Power e abdica dos motores a gasóleo

0 aos 100 18/02/2021 Noticias

A Nissan desvendou a terceira geração do Qashqai, que já está disponível para encomenda na versão especial e limitada Premiere Edition, com preços de lançamento a partir de 33.600 euros. As primeiras entregas estão previstas para o verão.

Feito com base na nova plataforma CMF-C da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o SUV cresceu 35 mm em comprimento, 32 mm em largura e 25 mm em altura, além de beneficiar de mais 20 mm de distância entre eixos –  totalizando agora 4425 mm de comprimento, 1838 mm de altura, 1635 mm de altura e 2666 mm de distância entre eixos. A capacidade da bagageira cresce até 50 litros (para 480 litros ou 470 litros na versão E-Power).

A nova carroçaria utiliza materiais mais leves, recorrendo a avançadas técnicas de estampagem e soldadura para aumentar a resistência e reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta da bagageira do Qashqai será fabricada num composto, o que permite uma redução de 2,6 kg. Além disso, as portas dianteiras e traseiras, o para-choques dianteiro e o capot, também em alumínio garantem poupança de peso de 21kg, comparativamente à geração atual. Ao todo, o novo Qashqai é 60 kg mais leve.

Exteriormente, distingue-se pelas linhas mais agressivas, seguindo o estilo estilístico estreado com o Juke, acompanhado de faróis rasgados com efeito boomerang e uma nova grelha cromada V-Motion.

O interior passa a contar com materiais mais suaves ao toque, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um sistema de infotainment com ecrã de 9 polegadas compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay (este último via wireless).

Veja ainda:

Em opção, o novo Qashqai acrescenta um head-up display com 10,8 polegadas, tomadas USB à frente e atrás, um novo airbag entre os lugares da frente, além da mais recente geração da tecnologia de condução semi-autónoma ProPilot com Navi-Link. O sistema de Wi-Fi a bordo possibilita ligar até sete dispositivos em simultâneo. Destaque ainda para os comandos por voz Google Assistant e Amazon Alexa e para a aplicação para smartphone NissanConnect que permite controlar remotamente funções como a buzina, luzes e o fecho centralizado.

Em termos mecânicos, o novo Qashqai conta exclusivamente com motores alimentados a gasolina e uma solução elétrica com extensor de autonomia E-Power. No acesso à gama encontra-se o motor 1.3 turbo DIG-T “mild hybrid” de 12V disponível em versões de 140 cv e 158 cv.

A alternativa, na ausência de motores a gasóleo, surge a versão E-Power, equipada com um motor elétrico de 190cv e 330 Nm e um motor 1.5 de três cilindros, a gasolina, a debitar 154 cv que serve apenas para gerar eletricidade para alimentar o motor elétrico - sem qualquer ligação às rodas.

Esta versão anuncia uma média de consumos de 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de 150 g/km (WLTP). Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. 

A motorização dispõe de três modos de condução: Standard, Sport e Eco. No modo Standard, o sistema produz aceleração excelente e a regeneração é melhorada para simular a travagem do motor de um automóvel a gasolina convencional. No modo Sport, o automóvel melhora ainda mais a resposta de aceleração com tempos de desativação do motor reduzidos, principalmente em cenários de condução desportiva. Em Eco, o automóvel entra em modo de poupança de combustível otimizando a gestão da bateria e permitindo que o condutor selecione um modelo de velocidade de cruzeiro para condução económica em autoestrada. Em todos os modos, é possível selecionar um modo B adicional que aumenta a recuperação de energia na travagem, permitindo abrandar o automóvel de forma mais eficiente sem utilizar o pedal do travão.

A Nissan lançou uma edição limitada de lançamento desta nova geração do Qashqai. Esta Premiere Edition pode ser associada ao 1.3 DIG-T com 138 ou 156 cv com caixa automática e conta com pintura bicolor. Os preços começam nos 33.600 euros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV