Porsche 911 GT3 chega con 510cv, caixa manual e 17 segundos mais rápido em Nurburgring

Sétima geração do superdesportivo da marca de Estugarda chega em maio e já tem preços

0 aos 100 16/02/2021 Noticias

A Porsche soltou as rédeas ao novo 911 GT3, da geração 992, que já está disponível para encomenda a partir de 221.811 euros. As primeiras unidades chegam em maio.

O mais purista dos 911 (até à chegada de um possível GT3 RS) conta com um motor 4.0 atmosférico de 510cv (mais 10cv face ao modelo 991.2) que sobe até às 9.000 RPM, caixa de velocidades manual ou automática PDK, eixo traseiro direcional e uma aerodinâmica e suspensão extremamente próxima à de um carro de competição.

O resultado está à vista em Nurburgring, onde o novo GT3 conseguiu dar uma volta abaixo da barreira dos 7 minutos – mais concretamente 6 minutos e 59,927 segundos, um registo 17 segundos mais rápido face ao antecessor.

Anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h na versão PDK). Os consumos combinados anunciados são de 12,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 283-304 g/km.

Para o 992 GT3, a Porsche concebeu uma suspensão dianteira com uma configuração inspirada na competição, recorrendo pela primeira vez a uma solução de triângulos sobrepostos. No eixo traseiro reside um “set-up” multibraços modificado comparado com o 992 convencional, com um sistema de quatro rodas direcionais. A suspensão do GT3 não partilha nenhum componente com o 911 convencional. Os discos de travão são de 408 mm à frente e de 380 mm atrás, com opção de travões carbocerâmicos.

De série, o GT3 vem equipado com jantes de 20 polegadas à frente e de 21 atrás, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de perfil 255/35 na dianteira e de 315/30 na traseira. Em opção, existem pneus Michelin Cup 2 mais adaptados para circuito.

O 911 GT3 beneficia de uma nova asa traseira “swan neck” adaptada do 911 RSR de competição, ajustável manualmente, e que funciona em conjunto com um difusor traseiro que também pode ser adaptado à posição Performance, com vista a aumentar a “downforce”.

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Por fora, esta versão distingue-se dos demais pelos para-choques com entradas de ar reconfiguradas, um lábio dianteiro ajustável e um difusor dianteiro, saias laterais específicas entrada de ar central e capot ventilado. O tejadilho pode ser em fibra de carbono exposta, disponível em opção.

Entre as opções de personalização do programa Porsche Exclusive estão incluídas as capas dos espelhos em fibra de carbono, faróis escurecidos, farolins traseiros redesenhados e contorno das jantes nas cores Guards Red ou Shark Blue.

Pesa 1418 kg na versão manual e 1435 kg na versão PDK – ou seja, é cerca de 5 kg mais pesado face ao antecessor. Ainda assim, foi utilizado um capot dianteiro em plástico reforçado a fibra de carbono, vidros mais leves, discos de travão otimizados e jantes forjadas. O sistema de escape é 10 kg mais leve e conta com borboletas para providenciar uma sonoridade mais emocional.

No interior, o novo 911 GT3 pode contar com bancos Sports Seat Plus com 18 níveis de ajuste ou bacquets em fibra de carbono (que possibilitam poupar até 11,8 kg comparativamente com bancos convencionais). Além disso dispõe de revestimentos em Alcantara, meio arco de segurança, um novo punho da caixa para a versão PDK e um volante multifunções específico com 360 mm de diâmetro, revestido em Race-Tex de fábrica e com um modo GT3 disponível pela primeira vez.

Novo é também o ecrã “track” que reduz a informação projetada na instrumentação ao essencial em pista: com o conta-rotações ao centro, mas também informação relativa à pressão dos pneus, pressão do óleo e temperatura do óleo e líquido de refrigeração, além do nível de combustível. Realce ainda para um indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

O novo 911 GT3 está disponível com um preço a partir de 221.811 (manual) e 222.072 (PDK).

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