Volkswagen enfrenta multa de pelo menos 100 milhões de euros por exceder emissões

Apesar de ligeiro, o desvio levará a uma multa de 100 milhões de euros (no mínimo)

0 aos 100 23/01/2021 Noticias

A Volkswagen AG admitiu que poderá enfrentar uma multa de 100 milhões de euros por ter ultrapassado ligeiramente o limite de emissões de dióxido de carbono (CO2) previsto para 2020.

Ao que tudo indica, a média de emissões de CO2 do Grupo VW (que inclui as marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Porsche, Bentley, Lamborghini e Bugatti), durante 2020, terá ficado nos 99,8g, apenas 0,5g acima do objectivo determinado pela UE para o grupo alemão, de acordo com o que foi avançado pela Reuters.

Curiosamente, este valor deveria implicar uma multa superior a 200 milhões, uma vez que o grupo deverá ter vendido no ano transaco na Europa mais de 4,5 milhões de veículos, o que a 95 euros por grama aponta para cerca do dobro do mencionado pelo construtor.

Ainda assim, a Volkswagen AG assegura que conseguiu reduzir em 20 por cento as emissões médias de CO2 em comparação com 2019, algo conseguido com a venda de híbridos plug-in e elétrico Volkswagen ID.3, bem como o Audi e-tron.

O resultado terá sido conseguido ainda com a compra de créditos de carbono à MG, pertença do construtor chinês que é o sócio da VW na parceria chinesa.

Veja ainda: 

Contudo, a Volkswagen não refere se a Porsche, Seat e Skoda cumpriram suas metas de emissões, apenas que as emissões da Bentley e da Lamborghini são medidas individualmente e não estão incluídas no número do grupo de 99,8 g/km.

De lembrar que a União Europeia determinou que a média de emissões dos carros vendidos por cada fabricante não pode ultrapassar os 95g de CO2 por quilómetro, e serão poucas as marcas que conseguirão cumprir esta meta.

"Perdemos por pouco a meta de frota para 2020, frustrado pela pandemia Covid-19. A Volkswagen e Audi, a CUPRA e a Skoda estão a apresentar novos modelos elétricos atraentes, o que nos permitirá alcançar a nossa meta este ano." afirmou o CEO do grupo, Herbet Diess.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional