É assim a nova Carta de Condução

Novo documento inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR

0 aos 100 11/01/2021 Noticias

Foi apresentada esta segunda-feira, na Casa da Moeda, o novo modelo da nova carta de condução portuguesa.

O documento apresenta um grafismo e um código informático que a torna digital, sem ser preciso andar na carteira para a fiscalização pelas autoridades.

Na apresentação do documento, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou que o novo documento, que inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR “dá maiores garantias de segurança, contribuindo para o combate à fraude”.

Esse código, legível pelas câmaras dos telemóveis, permitirá digitalizar o documento e tê-lo disponível sem o cartão propriamente dito.

Este novo documento será o responsável pelo fim da 'Licença de Condução para Tratores Agrícolas', visto que, doravante, esta categoria passa a estar contemplada na carta de condução. 

Veja ainda:

Com este novo título chegam também a rapidez e eficácia no momento da emissão da carta. Será possível, já durante o ano de 2021, receber na hora o "documento rosa" em alguns lugares do país. 

Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), refere que “a inovação em todos os documentos que produzimos nesta fábrica centenária tem sido um caminho que temos feito a grande velocidade, acompanhando sempre as normas nacionais e europeias, e assegurando a segurança de todos os que confiam na instituição”.

Por sua vez, Eduardo Feio, presidente do Conselho Diretivo do IMT realça “a importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva