Porque é que este anúncio do Toyota GR Yaris foi banido na Austrália?

Reguladores alegaram que o anúncio pode 'influenciar os condutores a acelerarem'

0 aos 100 09/01/2021 Curiosidades

O anúncio ao Toyota GR Yaris foi proibido na Austrália por, alegadamente, “promover o excesso de velocidade” e “influenciar os condutores a acelerarem, o que é muito perigoso".

No anúncio, de apenas 30 segundos, é possível ver um GR Yaris a sair de uma garagem ligeiramente "de lado", algo, que não terá agradado ao regulador local, o Federal Chamber of Automotive Industries (FCAI).

A entidade considera que o anúncio, onde surge a gama Yaris, incluindo o mais desportivo da gama, "promove o excesso de velocidade e pode influenciar os condutores a acelerarem, o que é muito perigoso".

Veja ainda:

A Toyota, pelo seu lado, defende que a publicidade não infringe as regras do FCAI, nem as regras à condução em estrada, nomeadamente no que respeita aos limites de velocidade.

Curiosamente, a Ad Standards, entidade que gere a resolução de reclamações relacionadas com publicidade, concorda com o construtor e a afirma que as imagens não promovem a condução acima dos limites.

Mais: considera ainda que o facto de o GR Yaris ter momentaneamente perdido aderência não constitui uma situação de condução perigosa.

Apesar de ter sido banido da televisão australiana, o anúncio, que pode ver abaixo, está disponível no YouTube.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional