É assim o ecrã de 141 cm de largura do Mercedes EQS

Uma experiência equivalente ao cinema, o painel curvo e panorâmico MBUX Hyperscreen estende-se por todo o tablier

0 aos 100 07/01/2021 Noticias

A Mercedes-Benz divulgou as primeiras imagens do MBUX Hyperscreen, o enorme ecrã que será estreado ainda este ano na berlina elétrica EQS, embora apenas como opcional.

Descrito como um sistema “big in-car cinema” (uma experiência à semelhante à do cinema), o Hypersceen é um painel em plástico curvo panorâmico com 141 cm de largura, feito de uma única peça que se estende por todo o tablier.

Encontra-se subdividido em três zonas/ecrãs: um para a instrumentação (que proporciona uma vista tridimensional), outro para o sistema de infotainment e climatização e outro apontado ao passageiro da frente. Os dois últimos utilizam tecnologia OLED (o que permite melhor imagem) e têm “feedback” háptico – com 12 motores elétricos/atuadores a ajudarem a proporcionar esse efeito.

O fabricante alemão garante que este painel reduz os reflexos e é mais resistente que os ecrãs em vidro. A luz ambiente, integrada na zona inferior, índice de forma a dar a sensação que o Hyperscreen está a flutuar e as saídas de ventilação analógicas são incorporadas em cada uma das extremidades do painel.

O sistema operativo deste ecrã XXL é uma evolução do que se encontra no novo Classe S. O recurso à inteligência artificial (AI) possibilita que possa “aprender” com o utilizador, ao guardar as preferências do utilizador e sugerir de forma personalizada algumas funções.

O passageiro da frente poderá configurar até sete perfis diferentes. Quando o lugar do “pendura” não está ocupado esse ecrã é preenchido com uma animação decorativa com estrelas – com vista a reduzir as distrações do condutor.

De resto, sabe-se que o EQS terá uma autonomia de 700 km com uma só carga, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e tração integral.

Com um carregador de 350 kW é possível encher 80% das baterias em menos de 20 minutos. O EQS fará parte da ofensiva eletrificada que a Mercedes-Benz pretende lançar nos próximos meses, onde se incluem o EQA.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva