Sabia que a Mazda já criou uma 'mala motorizada'?

Uma das invenções mais curiosas da indústria automóvel surgiu em 1991, um pequeno veículo que podia ser guardado numa mala. O nome: Mazda Suitcase Car

0 aos 100 28/12/2020 Curiosidades

No início da década de 1990, a Mazda surpreendeu tudo e todos com um projeto denominado “Suitcase Car”, que se pode traduzir livremente como “Mala Motorizada”, um conceito de três rodas supostamente inspirado por uma visão de locomoção pelos aeroportos de uma forma mais eficiente.

Aos seus criadores, um grupo de 7 engenheiros da unidade de testes e pesquisa de transmissões manuais da Mazda, foi dado um pequeno budget para que pudessem dar vida a esta sua visão, que lhes permitiu, depois, lançar mãos à obra, adquirindo uma motorizada em miniatura (vulgo Pocket Bike) e a maior mala de estrutura dura que puderam encontrar no mercado.

O resultado foi simples, mas engenhoso, aproveitando-se algumas peças dessa mini-motorizada, nomeadamente o seu motor a 2 tempos de 34 cm3, que se viu embutido numa mala Samsonite de 57 por 75 centímetros. O veículo demora apenas um minuto a montar: basta girar o conjunto da roda dianteira com o guiador e travões para uma posição vertical, fazendo-o sair através de uma tampa amovível da mala, encaixar no exterior as rodas traseiras, colocar o banco em cima do eixo traseiro e já está. O motorzinho de 1,7 cv poderia levar esta engenhoca a atingir velocidades máximas de 30 km/h!

Fruto de um peso de 32 kg, esta mala motorizada não era exactamente prática, pelo menos na perspectiva de bagagem, mas embora a sua produção em massa nunca tivesse sido considerada, este pequeno 3 rodas portátil viria a merecer uma ampla cobertura mediática, servindo os propósitos da Mazda como publicidade sobre rodas.

Veja ainda:

O eco e interesse, entretanto, gerados, levariam a que a Mazda construísse mais dois exemplares, destinados a demonstrações nos EUA e na Europa, tendo a unidade europeia tido honras de exposição no Salão Internacional de Frankfurt de 1991, lado a lado com o Mazda 787B vencedor de Le Mans.

Hoje apenas o exemplar usado nos EUA ainda existirá, tendo o original “Suitcase Car” sido “destruído acidentalmente”, enquanto a réplica europeia desapareceu em “circunstâncias desconhecidas”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional