Vision Urbanaut: o futuro da MINI é monovolume, urbano e autónomo

'Sala de estar' com rodas antecipa a próxima geração de modelos da Mini. Tem reminiscências no BMW Isetta, Fiat 600 Multipla e o Mini original

0 aos 100 17/11/2020 Noticias

O Vision Urbanaut é um monovolume elétrico e autónomo que mostra como serão no futuro os modelos da Mini. Foi desenvolvido de dentro para fora, projetado a pensar num hipotético cenário de mobilidade urbana para 2030.

Curiosamente, apesar de este ser ainda um projeto criado por computador e do aspeto futurista, está em estudo a sua produção em série, algures em 2027, com uma versão de passageiros e uma outra comercial.

Esta "sala de estar" com rodas teve como foco uma utilização inteligente do espaço interior, recuperando o conceito do Mini original, lançado em 1959, embora com dimensões maiores (maior até que o Countryman, em 261 mm).

O formato remete para um "ovo com rodas" (lembra o clássico Fiat 600 Multipla), distinguindo-se ainda pela grelha clássica da Mini com um formato octogonal em vez de hexagonal, mantendo os caraterísticos faróis arredondados dispostos atrás de uma estrutura em alumínio fresado.

Outra curiosidade vai para o para-brisas dianteiro que pode ser aberto quando o carro está parado, a lembrar uma varanda (?!), remete para o BMW Isetta produzido entre 1955 e 1962.

O acesso ao interior faz-se unicamente através de uma porta lateral dotada de um mecanismo deslizante e giratório. Quando o carro opera em modo autónomo, o volante e os pedais recolhem e os bancos dianteiro viram para trás.

A próxima geração de modelos Mini arranca em 2023 com o lançamento de um compacto de três portas, que promete recuperar o espírito do modelo original, seguindo-se o novo Countryman e um SUV mais pequeno. 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva