A OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores) e as associações europeias de consumidores da Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal realizaram um estudo entre março e abril de 2017 sobre fiabilidade automóvel. Aos sócios da associação foi lhes pedido para avaliar as suas experiências com dois dos seus carros, no máximo. Foram conseguidas 76.881 avaliações. Conclusão? A Lexus é a marca mais fiável do ano.
A classificação teve em consideração o número de avarias que os automóveis tiveram nos últimos 12 meses, excluindo aqueles causados por acidente. As falhas que podem afetar a segurança - como do sistema de travagem - foram avaliadas de forma mais severa.
Das 37 marcas que compõem a lista das mais fiáveis, onze são alemãs e oito são japonesas - Lexus, Honda e Porsche encabeçam o ranking como as marcas mais fiáveis. Entre os menos fiáveis destaque para a Land Rover e as desaparecidas (na Europa) Dodge e Chrysler. Os resultados desta pesquisa parecem apoiar a sabedoria popular.
As marcas mais fiáveis
Assim, a Lexus (com uma pontuação de 95 de 100), seguida pela Honda e Porsche, ambas empatadas com 93 pontos encontram-se no pódio das marcas mais fiáveis. Seguem-se a Toyota (93 pontos), Mitsubishi (92 pontos), BMW, Audi, Mazda e Jaguar (91 pontos) e Kia e Subaru (90 pontos).
E as marcas menos fiáveis?
No topo da lista encontram-se marcas que já não estão disponíveis em Portugal (Lancia com 86 pontos, Ssangyong com 85 pontos, Chrysler com 82 pontos e Dodge, a lanterna vermelha, com 80 pontos) ou que simplesmente já não existem, como a Saab (85 pontos).
Das marcas disponíveis, Opel e Land Rover abrem a lista das menos valorizadas (85 pontos cada), com a Fiat muito próximo (84 pontos) e Alfa Romeo (83 pontos).
Os híbridos são os mais fiáveis
Os modelos híbridos desfrutam, de acordo com o inquérito, de uma maior fiabilidade: assim, no topo da classificação, existem três modelos híbridos da Toyota: o Yaris (versão 2014), o Auris (versão 2015) e o Prius de última geração, sendo cada um o melhor do seu segmento em termos de fiabilidade.
Resta dizer que as falhas elétricas são os principais motivos de avarias nos automóveis, com 19% de casos. Seguem-se os problemas com os travões e eletrónica do motor, com 8%.
Deixe o seu comentário