Aplicação deteta avarias com base no som do motor

Aplicação de inteligência artificial permite diagnóstico rápido de problemas

0 aos 100 10/10/2020 Noticias

A Skoda criou uma aplicação para smartphone que ajuda a detetar problemas mecânicos no automóvel com base no som captado.

A aplicação dá pelo nome de Sound Analyzer e é compatível com qualquer tipo de smartphone. Funciona de forma relativamente simples, procedendo à gravação do ruído do motor, que irá comparar como uma série de padrões estabelecidos para realizar um diagnostico.

Segundo a marca checa, o software garante mais de 90% de fiabilidade na deteção de irregularidades no funcionamento de componentes da direção, nas embraiagens das caixas DSG ou no compressor do sistema de ar condicionado, podendo a partir dos resultados obtidos, através de um algoritmo especialmente criado para cada situação, aconselhar a operação de manutenção ou de reparação mais apropriada.

“Sound Analyser é um primeiro exemplo das novas oportunidades de digitalização que a Skoda consegue criar, mesmo no que diz respeito a pós-venda. Vamos continuar a utilizar tecnologias de inteligência artificial para oferecer aos nossos clientes serviços ainda mais personalizados”, afirma Stanislav Pekar, diretor de pós-venda da Skoda.

O Sound Analyser já está a ser utilizado em 245 concessionários de 14 países – em Potugal ainda não. Futuramente, a Skoda pretende instalar o sistema no próprio veículo, para que vá analisando continuamente todos os ruídos que ouve e identifique avarias, folgas excessivas e potenciais situações que possam evoluir para problemas graves e mais caros de consertar.

Veja ainda:

A aplicação deverá estender-se igualmente a outras marcas do Grupo Volkswagen, nomeadamente Audi, Seat, Porsche ou a própria Volkswagen.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva