OFICIAL: Mazda volta a ter motores rotativos em 2022

MX-30 terá uma versão com extensor de autonomia SkyActiv-R.

0 aos 100 09/10/2020 Noticias

Está confirmado oficialmente o regresso dos motores rotativos Wankel. O modelo escolhido é o MX-30, que ganhará uma nova versão Skyactiv-R (o nome dos novos modelos com extensor de autonomia com motor rotativo) na primeira metade de 2022.

Numa apresentação vídeo do Mazda MX-30 Hybrid - um modelo atualmente exclusivo para o Japão -, o próprio CEO da Mazda, Akira Marumoto, anunciou no âmbito da eletrificação da gama a introdução de um motor rotativo.

O conceito será em tudo semelhante ao utilizado nos BMW i3 Rex (ou no Opel Ampera, por exemplo), onde o extensor de autonomia é utilizado como uma espécie de gerador a gasolina.

Sem qualquer ligação direta às rodas através da transmissão, este motor gerador serve exclusivamente para carregar as baterias com 35,5 kWh de capacidade do SUV elétrico quando estas ficam sem carga.

Veja ainda:

A escolha por um motor rotativo como gerador é simples: o motor rotativo é teoricamente superior ao motor de pistão equivalente devido à suavidade e funcionamento silencioso (tem menos peças móveis), o que é útil num elétrico.

Além disso, é muito leve, algo importante num elétrico com a sua pesada bateria. Também é muito compacto, o que ajuda a integrá-lo mais facilmente no desenho do modelo, sem ocupar espaço das baterias, do habitáculo ou da bagageira.

Mas, contra isso, tradicionalmente tem um elevado consumo e eficiência energética que pode ser melhorada. Problemas que a Mazda terá resolvido para esta utilização muito específica.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente