Elétricos, Híbridos e Híbridos Plug-in... As vantagens fiscais

Conheça as vantagens fiscais, tanto para empresas como para particulares, dos elétricos, híbridos e híbridos Plug-in

0 aos 100 30/09/2020 Ajuda

Os carros elétricos, como os híbridos e os híbridos plug-in, apresentam inúmeras vantagens económicas. As mais conhecidas (e popularizadas...) são, obviamente, a redução dos consumos e das emissões, mas passam também pelos custos de manutenção, especialmente no caso dos elétricos que têm menos peças de desgaste, e fiscais, tanto para empresas como para particulares.

Este é o ponto menos conhecido sobre as vantagens da aquisição de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Por exemplo, o ISV (o antigo "Selo") é gratuito nos carros elétricos e beneficia de uma redução do ISV de 40% no caso dos híbridos, chegando aos 75% nos híbridos plug-in.

Saiba quais são as vantagens fiscais na aquisição de um carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in:

Tributação Autónoma

Na aquisição dos veículos híbridos plug-in as empresas beneficiam de uma taxa de tributação autónoma reduzida, dependendo do custo de aquisição do veículo. No caso dos automóveis elétricos, as empresas usufruem de uma Isenção de tributação autónoma.

Dedução do IVA

Para as empresas, é possível a dedução integral do IVA suportado com a aquisição do veículo, desde que o valor de aquisição do elétrico ou do híbrido plug-in, não exceda o respetivo limite fiscal (50.000€, no caso das viaturas híbridas plug-in e 62.500€ no caso das viaturas elétricas).

Veja ainda:

IRC

As empresas beneficiam ainda de 100% das depreciações dos automóveis híbridos plug-in e elétricos aceites como gasto fiscal em sede de IRC.

Combustível

O IVA do consumo de eletricidade é integralmente dedutível, não se encontrando a sua dedutibilidade dependente do valor de aquisição exceder ou não o limite fiscal.

Redução do ISV

Os híbridos beneficiam de um incentivo direto de redução do ISV de 40% na sua aquisição, enquanto os híbridos plug-in beneficiam de incentivo direto de redução do ISV de 75% na sua aquisição. Quanto aos elétricos, todos são isentos de ISV.

Imposto Único de Circulação

Em relação ao Imposto Único de Circulação (IUC) o valor de IUC poderá ser mais baixo, consoante as emissões de CO2.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva