Camião a hidrogénio da Mercedes-Benz promete 1000 km de autonomia

Versão de produção do eGenH2 Truck deverá chegar em 2025

0 aos 100 17/09/2020 Noticias

A Daimler Trucks deu a conhecer o Mercedes-Benz eGenH2 Truck, o protótipo de um camião de longo curso a hidrogénio, que deverá chegar em 2025, com uma autonomia superior a 1000 km.

O eGenH2 Truck está a ser desenvolvido para disponibilizar as mesmas prestações de um Actros de longo curso em termos de tração, autonomia e rendimento. A versão de produção deste protótipo terá um peso bruto de 40 toneladas e uma carga útil de 25 toneladas.

Conta com dois depósitos especiais de hidrogénio líquido, com uma capacidade total de 80 quilos, e com um sistema de célula de combustível com uma capacidade nominal de 150 kW.

Veja ainda:

A opção pelo hidrogénio líquido, armazenado a uma temperatura de -253ºC, é justificado pela Daimler Trucks porque oferece uma elevada densidade energética em comparação com o volume do hidrogénio em estado gasoso. Isto permite utilizar um depósito mais pequeno e aumentar a capacidade de carga.

O sistema é complementado por uma bateria com uma capacidade de 70 kWh, que serve de apoio ao sistema de célula de combustível, designadamente nas acelerações com carga ou em subidas pronunciadas, permitindo aumentar momentaneamente a potência máxima até aos 400 kW.

A mecânica integra ainda dois motores elétricos, disponibilizando cada um 230 kW de potência e um binário de 1577 Nm.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva