Três Porsche Panamera transportam 300kg de ouro por Londres

Operação especial realizada em Londres

Miguel Costa 27/01/2018 Curiosidades

No projeto de desenvolvimento do Porsche Panamera Sport Turismo, o transporte de grandes quantidades de ouro não estava no caderno de encargos. Ainda assim, a primeira carrinha da Porsche cumpriu exemplarmente o objetivo.

Especializada em ouro, a Baird & Co, de Londres, transportou 11,5 milhões de euros em ouro da sua refinaria para a sua nova loja em Londres, em Hatton Garde. Foram utilizados três exemplares do Panamera Sport Turismo, dois Turbo e um Turbo S E-Hybrid.

O transporte de quase 20 km foi liderado por uma quarta unidade. A escolta contava ainda com motos da polícia e um helicóptero. Cada carro transportou duas caixas fortes que, com as barras de ouro, pesavam 60 kg cada, o condutor, um operador de rádio e dois seguranças.

Toda a operação foi realizada num domingo de manhã, numa rota previamente planeada e programada e demorou 40 minutos. Segundo a Porsche, a suspensão a ar do modelo aguentou todo o peso e manteve o nivelamento da carroçaria.

“Tínhamos de confiar em carros que fossem totalmente fiáveis, estáveis e que fossem mais que capazes de transportar o ouro, ficando com uma reserva de ‘performance’", disse o diretor da Baird & Co, Nick Hammond.

“Não queríamos que os veículos andassem sequer perto dos limites e, apesar do enorme peso (e da sua densidade), os Panamera portaram-se de forma exemplar”, completou.

O Porsche Panamera Sport Turismo oferece 520 litros de capacidade na bagageira. A versão Turbo recorre a um motor V8 4.0 de 550 cv, enquanto a S E-Hybrid combina o V8 com um motor elétrico, que juntos desenvolvem algo como 680 cv.

Deixe o seu comentário