Carta verde do seguro mudou de cor

Certificado Internacional de Seguro Automóvel passou a ser impresso em folha branca desde 1 de julho

0 aos 100 20/07/2020 Noticias

O Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, passou, desde 1 de julho, a ser impresso em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável, alerta a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).

“Se imprimir a carta verde a partir do site da seguradora, o documento é válido?” Segundo a Deco, esta é uma pergunta recorrente de quem tem um carro, dando conta de que no final de junho, surgiu a resposta.

“As seguradoras enviaram uma SMS a informar os clientes de que, a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, deixaria de ser impresso em folha verde para passar a sê-lo em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável”, avança esta Associação.

Com esta alteração, diz a Deco, surgiram muitos condutores com dúvidas, nomeadamente se os documentos emitidos anteriormente a esta data seriam válidos até à data de renovação do seu seguro automóvel? A Deco responde. “Sim, são válidos”, explicando que caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após 1 de julho, sê-lo-ão já no novo modelo.

De acordo cm a Deco, “esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros”, acrescentando que agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios.

A carta verde é um documento que, habitualmente, vem anexado ao certificado de apólice de seguro. Na União Europeia e noutros países aderentes a este sistema, a carta verde substitui o certificado de apólice de seguro. É uma garantia de cobertura mínima obrigatória de responsabilidade civil em caso de acidente no estrangeiro.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'