Interiores laváveis e diferenciais bloqueáveis. Tudo sobre o Ineos Grenadier

Grenadier entrará em produção no final de 2021. Componentes serão produzidos em Estarreja

0 aos 100 01/07/2020 Noticias

"A forma segue a função – e a competência é a prioridade". É desta forma que a Ineos apresenta o Grenadier, "um 4x4 com uma finalidade deve ter sempre a aparência própria de um 4x4". O primeiro modelo criado para cumprir a visão do aventureiro e Presidente do INEOS Group, Sir Jim Ratcliffe, o Grenadier será um 4x4 apto, duradouro e fiável, concebido e construído para enfrentar os ambientes mais adversos do mundo.

"O guião foi simples. Partimos para a conceção de um veículo 4x4 moderno, funcional e altamente competente, com total sentido prático no seu âmago”, afirmou Toby Ecuyer, Responsável pelo Departamento de Design.

O Grenadier apresenta, entre outras curiosidades, os sistemas de cintas funcionais – faixas de proteção nas portas, ou uma opcional «cinta utilitária» nas portas e na secção traseira, para fixar cargas ou acessórios, como um jerricã, a pequena porta traseira abre primeiro, para permitir, com facilidade, carregar e descarregar artigos de pequenas dimensões.

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O jipe tem espaço para acomodar uma Euro Palete. É incluída de série uma cablagem exterior com tomadas na frente e na traseira do tejadilho, o que permite um fácil acesso para ligação de luzes auxiliares, luzes de trabalho ou sinalizadores rotativos. As óticas dianteiras e traseiras redondas sugerem a resistência de um tubo maciço que une a frente à traseira; os faróis auxiliares centrais (incluídos de série) estão integrados nas linhas do veículo.

Os faróis dianteiros são unidades idênticas de ambos os lados do veículo, o que facilita a manutenção e a disponibilidade de peças de substituição; do mesmo modo, as luzes traseiras formam uma unidade comum. O para-choques dianteiros foram projetados com o objetivo de que seja possível uma pessoa sentar-se, ao passo que a caixa de arrumação na secção traseira é acessível a partir do exterior, para apetrechos sujos ou com odor desagradável.

O Grenadier tem por base um chassis de longarinas e travessas, oferecerá diferenciais bloqueáveis e contará com um interior lavável. Terá uma carga útil de uma tonelada e uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

A INEOS Automotive nomeou a Magna Steyr parceira de desenvolvimento da próxima série do Grenadier 4x4, a BMW é a parceira da marca em termos de motorizações, a Gestamp fornece os chassis de longarinas e travessas, a Carraro fornece os eixos, a ZF fornece as caixas automáticas de oito velocidades, enquanto a Magna está a desenvolver a suspensão.

O INEOS Grenadier entrará em produção no final de 2021 numa nova fábrica especificamente construída para o efeito em Bridgend, no País de Gales.

As instalações de Bridgend irão criar, inicialmente, 200 postos de trabalho, podendo ascender a 500 a longo prazo. Em Estarreja, Portugal, existirá, também, uma fábrica de subconjuntos que produzirá componentes do chassis e da carroçaria, com potencial para criar mais 500 postos de trabalho ao longo do tempo

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