Dakar com percurso novo e inteiramente na Arábia Saudita

Terceiro ano consecutivo que a prova se realiza inteiramente no mesmo país

0 aos 100 11/06/2020 Desporto

A edição de 2021 do Dakar vai voltar a realizar-se inteiramente na Arábia Saudita, apesar de ter um percurso "100% novo" e "menos rápido" do que este ano.

A Amaury Sport Organization (ASO) anunciou ainda que a 43.ª edição da prova arranca em 03 de janeiro, em Jeddah, terminando na mesma cidade, em 15 de janeiro, depois de 11 etapas e um prólogo, que determinará a ordem de partida para a primeira tirada.

O dia de descanso será passado em Ha’il, em 09 de janeiro.

“Não temos o percurso que queríamos, pois tínhamos mais dois ou três países em mente, mas com a pandemia de covid-19 e com o confinamento não há hipótese de visitarmos esses territórios”, explicou o francês David Castera, diretor desportivo do evento.

O mesmo responsável explicou que “a Arábia Saudita é um país grande e permite ter um percurso novo”. “Só vamos repetir 50 a 80 quilómetros da edição de 2020″, observou.

A próxima edição da prova terá uma etapa maratona e duas em ‘loop’ [partida e chegada no mesmo local], o que ajuda a minimizar a necessidade de deslocações, mas percurso será conhecido apenas em novembro.

Outra novidade para a próxima edição prende-se com a criação da categoria Dakar Classic, para carros e camiões construídos antes do ano 2000.

David Castera anunciou ainda que a organização aprendeu a lição com as mortes do piloto português Paulo Gonçalves e do holandês Edwin Straver, ambas na sequência de quedas de mota a alta velocidade, na edição de 2020.

“Fizemos um bom trabalho com os programas de satélite para escolher o percurso, cada quilómetro, de forma a termos um Dakar mais técnico e menos rápido, em que cada etapa tenha múltiplas características: um pouco de dunas, terreno duro, zonas técnicas e zonas rápidas”, concluiu o responsável.

Em 2021, será o terceiro ano consecutivo que a prova se realiza inteiramente no mesmo país, depois de o mesmo já ter acontecido em 2019, no Peru, e este ano, na Arábia Saudita.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'