Quanto custa participar no Dakar?

Estar presente na competição rainha do todo-o-terreno não fica barato. Os custos variam de acordo com os objetivos. No mínimo, são precisos cerca de 80 mil euros (apenas 15 mil são da inscrição)

Miguel Costa 20/01/2018 Noticias

Estar presente na competição rainha do todo-o-terreno não fica barato. Os custos variam de acordo com os objetivos. No mínimo, são precisos cerca de 80 mil euros (apenas 15 mil são da inscrição).

"Quanto custa participar no Dakar?" A questão surge sempre que se fala na competição rainha do todo o terreno. Quase nenhum piloto se sente confortável quando é questionado sobre os custos envolvidos na participação no rali mais duro do mundo, que desperta emoções desde 1979, antes em África e agora em terras sul-americanas.

Esta é uma questão a que todos os participantes fogem a sete pés. Quando questionados sobre valores acabam sempre por contornar o tema com respostas que são meio verdadeiras. Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os valores são estimativas e que, embora exista uma base de partida, nunca existe um teto.

O mais barato é, obviamente, competir em quad ou moto. De qualquer forma não é barato: são precisos cerca de 15 mil euros apenas para a inscrição na competição.

No caso dos carros, condutor e navegador têm de pagar 11 mil euros cada; enquanto a inscrição do veículo custa algo como 13.300 euros. Um carro de apoio com  condutor e dois mecânicos obriga o pagamento das taxas de cada elemento (8.700, 10.000 e 12.000 euros, respetivamente).

Esta taxa de inscrição inclui o transporte do veículo de barco (a viagem para Buenos Aires e do Chile para a Europa), direitos desportivos, assistência médica, espaço nos acampamentos e comida.

Contudo, o custo de inscrição quase não representa uma parte do orçamento, pois é necessário acrescentar a assistência mecânica, transportes, despesas de visto, telefones via satélite, combustível e, claro, compra ou aluguer do veículo.

Relacionadas:

Desta forma, um piloto que não luta pela vitória e quer participar com uma moto ou "moto4" precisa de pelo menos 80 mil euros para se juntar à aventura. E isto é só a base, já que os custos podem atingir valores estratosféricos...

Para participar de carro, então são precisos pelo menos 250 mil euros. E para fazê-lo com um camião a fasquia sobe para vcerca de meio milhão de euros.

Estes números são válidos apenas para pilotos amadores, que são a grande maioria nesta corrida. Geralmente o objetivo deles é terminar, e não vencer.

Deixe o seu comentário