A partir de agora, todos os Volvo em comercialização estão limitados a 180 km/h. Na base desta decisão está o objetivo da marca sueca em acabar com fatalidades e ferimentos graves nos seus veículos.
O construtor cumpre assim a promessa feita no ano passado e introduz estes novos sistemas de série nos seus modelos, de forma a tentar reduzir o número de ferimentos graves e de mortes nos acidentes rodoviários.
Veja ainda:
- Volvo oferece um ano de eletricidade gratuita para híbridos plug-in
- O que faz um Volvo S80 estacionado há 8 anos no meio de uma lagoa?
- O fim dos Volvo T5 e T6. Chegaram os B5 e B6
Para além de estarem limitados a 180 km/h, a marca sueca refere que todos os seus modelos passam a contar com “Care Key”.
Trata-se de um sistema que permite aos condutores definir não só o seu próprio limite de velocidade mas também limites para eventuais familiares ou amigos a quem emprestem os seus automóveis (nela se incluindo, por exemplo, jovens inexperientes com carta de condução à pouco tempo).
"Acreditamos que um construtor tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a segurança rodoviária. A tecnologia de limitação de velocidade que agora introduzimos e o diálogo que ela iniciou encaixam-se nesse pensamento. O limitador de velocidade e Volvo Care Key ajudam as pessoas a refletir e perceber que o excesso de velocidade é perigoso”, sublinha Malin Ekholm, diretora da Volvo Cars Safety Centre.
A imposição deste limite tem gerado controvérsia desde o seu anúncio pela Volvo, com alguns observadores a questionarem-se acerca do direito dos construtores de imporem este tipo de limitações.
Deixe o seu comentário