Novo Mercedes-Benz Classe E estreia volante 'capacitivo'

Novo volante estará disponível em três versões, ‘Sport’, ‘Luxury’ e ‘Supersport’

0 aos 100 10/05/2020 Noticias

O novo Mercedes-Benz Classe E, que chega no verão, vai estrear uma nova geração de volantes mais evoluídos, com tecnologia que pode atuar se o condutor não reagir à situação do trânsito.

A função de reconhecimento de mãos retiradas do volante agora funciona de acordo com o princípio capacitivo, o que reforça a ergonomia quando o veículo é conduzido em modo parcialmente autónomo.

Para informar os sistemas de assistência de que o condutor mantém o controlo do Classe E, basta que o condutor mantenha as mãos no volante. Anteriormente era necessário que o condutor manobrasse o volante – ou seja, um ligeiro movimento – para que o sistema obtivesse uma resposta.

Veja ainda:

O novo volante integra uma camada com os sensores apropriados no aro, que detetam se o condutor mantém as mãos no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

“O design de um volante é um mundo próprio e um desafio muito especial que geralmente é subestimado”, revelou Hans-Peter Wunderlich, diretor criativo de design de interiores da Mercedes-Benz, que projeta volantes há cerca de 20 anos.

“Para além dos bancos, o volante é o único componente do veículo com o qual mantemos contato físico intensivo. As pontas dos dedos sentem pequenas coisas que normalmente não percebemos. Se existe uma irregularidade que nos perturbe ou o volante não se encaixa perfeitamente nas nossas mãos, não gostamos. Essa sensação é enviada ao cérebro como feedback e determina se gostamos ou não de um automóvel”, acrescentou o mesmo responsável.

A Mercedes já fez saber que este novo volante vai estar disponível em três versões, ‘Sport’, ‘Luxury’ e ‘Supersport’, a última das quais inspirada nos desportivos da marca.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'