Os novos comandos anti-roubo para os carros

Tecnologia UWB ou de banda ultralarga evita a possível captação de sinal e a consequente replicação do sinal das chaves

0 aos 100 04/05/2020 Curiosidades

A Volkswagen encontra-se atualmente a testar uma nova tecnologia para as chaves do carro que impedirão a captura do sinal do controlo remoto e, portanto, os furtos que recorram a esta técnica. Maik Rohde, chefe de sistemas eletrónicos da marca, diz que "a Volkswagen será a primeira a incluí-la nos seus veículos".

A transmissão de dados de banda ultra larga (Ultrawideband ou UWB) é uma tecnologia mais evoluída que o Bluetooth (100 vezes mais rápida que o Bluetooth e duas vezes mais rápida que o Wi-Fi) e mais precisa que o GPS, embora funcione apenas para distâncias curtas.

Por outro lado, é melhor em termos de segurança, porque os chips do carro (portas, bagageira...) comunicam entre si e com o controlo remoto, como até agora, embora com a diferença de que os sinais não podem ser interceptados.

Veja ainda:

Além disso, o protocolo de comunicação é ativo, ou seja, o comando e os sensores do veículo enviam ondas constantemente, para determinar, entre outras coisas, a posição de um e do outro, em vez de se limitar a estabelecer um link apenas quando o controlo remoto se aproxima do veículo, que é o que a maioria dos dispositivos faz agora.

Outra vantagem é que o protocolo de comunicação ativo permite uma localização ao centímetro. De tal forma que o carro saberá até que porta o condutor se aproxima, por exemplo, ou se a cadeira de criança está corretamente posicionada.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo