O pneu-elefante da Goodyear: mede quatro metros e pesa cinco toneladas

Fabricado para carregar toneladas de pedra, é um metro mais alto que um cesto de basquetebol

0 aos 100 28/04/2020 Curiosidades

É verdade, existe um pneu com o tamanho e peso de um elefante africano. É o Goodyear RM-4A+, um pneu com a medida 59/80R63 que é tão alto como um elefante e o seu peso é quase o mesmo.

Este gigantesco pneu do segmento OTR (Off The Road) foi desenvolvido para carregar centenas de toneladas de pedras e outros materiais igualmente pesados, fazendo parte de uma gama que a empresa fabrica especificamente para trabalhos em minas de carvão, pedras pesadas, ouro e cobre. O pneu é comercializado em todo o mundo para mover as maiores e mais pesadas máquinas de trabalhos que operam habitualmente em minas de todo o mundo.

Este enorme pneu é equipado em jantes de 63 polegadas, tem um total de 4,023 metros de diâmetro e é um metro mais alto que um cesto de basquetebol. Os seus 5.400 kg contam com tecnologias avançadas que lhe permite carregar com um peso de 100.000 kg a velocidades até 50 km/h.

As tecnologias incluídas no pneu estão relacionadas com os seus materiais, construção e design. O pneu de 63 polegadas tem uma carcaça de aço e construção com cintas, sendo fabricado com máxima precisão e utilizando equipamentos de fabrico específicos. 

O pneu de 63 polegadas dispõe de um composto de borracha para a banda chamado cool-running CycleMax e sulcos entrelaçados na linha central para melhorar a estabilidade e aliviar o aquecimento adicional. Os sulcos com ângulo superior/não direcional ajudam a impulsionar a tração ao mesmo tempo que o ângulo do flanco ajuda a reduzir a subida da temperatura.

O pneu está disponível nas duas medidas 53/80R63 e 59/80R63 com variações de três componentes e duas profundidades de banda (E3 e E4), tendo como resultado 12 modelos diferentes disponíveis e é produzido na fábrica de Topeka, Kansas (Estados Unidos).  

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo