Volkswagen queria Golf R com 2.5 TFSI do RS3, mas Audi não deixou

Audi deu nega à Volkswagen. Em causa o 2.5 TFSi utilizado no RS3, TT RS e Q3 RS

0 aos 100 22/03/2020 Noticias

Está praticamente confirmado que o novo Volkswagen Golf R vai contar com um motor 2.0 TFSi de quatro cilindros com 333cv. Contudo, a marca alemã tinha planos diferentes para o mais potente dos Golf, nomeadamente o motor turbo de cinco cilindros de 2,5 litros do Audi TT RS, RS3 e RSQ3, entre outros. O problema é que a Audi não esteve pelos ajustes e a resposta foi um não redondo.

A razão para esta decisão é fácil de adivinhar. A Audi Sport não queria que o Golf R concorresse diretamente com o RS3, já que o modelo da Volkswagen acabaria por ser mais barato e poderia canibalizar parte das vendas do RS3 Sportback.

Veja ainda:

A marca de Ingolstadt já deixou outras empresas utilizarem o motor turbo de cinco cilindros, como a KTM e Donkervoort, pois eram modelos que não concorriam diretamente com o RS3, TT RS e Q3 RS.

“O Golf R é simplesmente um concorrente direto da Audi Sport. Não vamos deixar que isso aconteça”, referiu uma fonte da Audi em declarações ao site holandês Autovisie.nl.

O facto da Donkervoort e da KTM contarem com os motores de cinco cilindros da Audi não nos incomoda. “É diferente. Também é bom para a imagem da Audi.”

Por outro lado, obrigaria o aumento da produção do motor na fábrica em Gyor (Hungria. “Fabricar o cinco cilindros é muito trabalhoso, o que torna dificil aumentar os volumes [de produção]”, explicou a mesma fonte.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'