Bugatti Chiron Pur Sport, mais lento, mas muito mais dinâmico

Edição focada no desempenho dinâmico tem produção limitada a 60 unidades. Custa 3 milhões de euros (antes de impostos)

0 aos 100 06/03/2020 Noticias

A Bugatti continua a explorar todo o potencial dinâmico do Chiron com uma nova edição especial, denominada Pur Sport, desenvolvida com um único objetivo em mente: um hipercarro com um comportamento exemplar nas curvas.

O ambicioso objetivo obrigou a alterações profundas face à versão “normal”, a começar pela aerodinâmica, que foi substancialmente alterada para gerar mais “downforce” com novas entradas de ar integradas num lábio frontal de maiores dimensões, um difusor mais pronunciado e uma nova asa na traseira fixa de 1,90 metros.

Também o chassis foi afinado, com um amortecimento mais focado na performance com as molas da suspensão 65% mais firmes à frente e 33% mais firmes atrás.

Já o motor não sofreu modificações, mantendo-se intocável o W16 de 8.0 litros com 1500 cv de potência e 1600 Nm de binário, embora a caixa de velocidades tenha sido afinada pelos engenheiros de forma a possuir uma relação 15% mais curta entre cada mudança, oferecendo um melhor desempenho e valores de elasticidade superiores em cerca de 40%.

A desvantagem é uma velocidade máxima limitada a "escassos" 350 km/h (420 km/h nas versões "convencionais"). “Fomos forçados a reduzir a velocidade como resultado do aumento da força descendente, gerado pelo novo spoiler traseiro”, explica um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Chiron. Por outro lado, o Chiron Pur Sport é 2 segundos mais rápido a acelerar dos 60 aos 120 km/h.

Foram ainda instaladas novas jantes em magnésio que asseguram uma melhor ventilação dos travões e melhor aerodinâmica, e o interior ganhou revestimentos em Alcantara em quase todas as superfícies.

Veja ainda:

O resultado traduz-se num maior apoio aerodinâmico, menos 50 kg de peso e uma agilidade superior que tornam o Chiron Pur Sport, segundo o Presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, “num hipercarro mais direcionado para a agilidade com uma dinâmica em curva fantástica”.

Serão produzidos apenas 60 exemplares do Chiron Pur Sport que tem o arranque da produção marcado para a segunda metade de 2020. Os preços arrancam nos 3 milhões de euros (antes de impostos).

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'