Portagens com descontos a partir de julho

Viagens em sete autoestradas vão passar a beneficiar de descontos para quem utilize aquelas vias com frequência superior a oito dias por mês

0 aos 100 26/02/2020 Noticias

Atualizado

O próximo mês de julho vai trazer um corte no preço das portagens para os veículos de classe 1 e 2 em, pelo menos, sete autoestradas. O anúncio foi feito pela ministra da Coesão Territorial, com descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os "utilizadores frequentes".

"Vai ser posto em prática no terceiro trimestre deste ano. Estamos a falar de um desconto de quantidade para os veículos classe 1 quer classe 2", afirmou Ana Abrunhosa, que falava à margem de uma visita no âmbito da iniciativa "Governo mais próximo", no distrito de Bragança.

A governante disse que o modelo a aplicar "já está consensualizado entre os ministérios das Infraestruturas e Habitação, das Finanças e da Coesão Territorial".

Ana Abrunhosa explicou que se trata de "um desconto de quantidades", exemplificando que "a partir do oitavo dia até ao 15.º dia haverá um desconto de 20% e a partir do 16.º dia até ao final do mês será um descontos de 40%".

"Isto é para utilizadores frequentes, isto significa um acesso universal, automático, basta ter o dispositivo eletrónico, não exige qualquer burocracia para se ter acesso", referiu.

Até agora, acrescentou, a burocracia "impedia muitas pessoas de terem acesso aos descontos que já existiam".

Nas autoestradas A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT, já eram aplicados descontos e estes foram, segundo a ministra, "harmonizados e aumentados".

Saiba quais são as sete autoestradas

De acordo com as contas do Governo, para quem faça, por exemplo, o percurso entre Bragança e Vila Real, pode representar uma poupança de quase 50 euros por mês.

Outro exemplo apresentado foi o percurso entre a Covilhã e Castelo Branco, que o condutor paga por viagem 6,71 euros, num total de 422 euros ao final do mês. Com um desconto de 25% (desconto médio), “pagaria menos 102 euros ao final do mês, o que significaria que pagaria menos 1.224 euros ao final do ano”.

A redução abrange as seguintes vias:

• A22 - Algarve
• A23 - IP
• A23 - Beira Interior
• A24 - Interior Norte
• A25 - Beira Litoral e Beira Alta
• A28 - Norte Litoral
• A4 - Subconcessão AE transmontana
• A4 - Túnel do Marão
• A13 e A13-1 - Subconcessão Pinhal Interior


A A28 e a A22 são as únicas do litoral abrangidas, por falta de alternativas.

Quem vive no interior vai ter desconto nas portagens e os descontos são alargados para quem for de visita ao fim-de-semana, referiu também a ministra, sem adiantar em que contornos isto será feito.

O novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem lá for de visita ao fim de semana.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'