Moradores de Lisboa autorizados a distribuir 10 'convites' por mês

Os residentes da zona ZER terão que registar visitas antecipadamente para que os veículos sejam autorizados a circular

0 aos 100 06/02/2020 Noticias

Os residentes da Baixa de Lisboa vão dispor de 120 ‘convites’ anuais, 10 por mês, para distribuir a familiares, amigos, cuidadores ou serviços de entregas ou reparadores, para acederem à ZER (Zona de emissões Reduzidas) na Avenida Baixa Chiado.

A medida entra em vigor a partir de julho/agosto. Contudo, os "convidados" só podem estacionar em parques, com a condição de que os veículos cumpram com a norma de emissão euro 3 – tenham sido fabricados após janeiro de 200 e pesados posteriores a outubro de 2000.

A ZER (Zona de emissões Reduzidas) inclui a Avenida da Liberdade, Baixa e Chiado e Avenida Almirante Reis (desde a Rua Febo Moniz) e, ainda, o Castelo, Alfama, Bica e Bairro Alto.

Veja ainda:

O registo das visitas, para que estas sejam autorizadas a entrar, tem que ser feito previamente, através de um app – ainda não disponível – para o efeito ou por telefone. Será necessário dar a matrícula do carro do visitante.

Na ZER, poderão circular os residentes, transportes públicos e viaturas de socorro. Quem não tiver dístico, apenas pode circular excecionalmente ou entre as 00h00 e as 6h30. Quem não cumprir com as novas regras irá ser, segundo a autarquia, penalizado como se passasse um sinal vermelho, com as mesmas consequências na pontuação da carta de condução.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva