Carros anteriores a 2005 vão ser banidos da Baixa de Lisboa em 2021

Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado vai também abranger viaturas anteriores a 2005

0 aos 100 05/02/2020 Noticias

Em abril de 2021, carros com matrícula anterior a 2005 não poderão circular pela Baixa de Lisboa. A proibição começa por abranger apenas viaturas anteriores a 2000, já este verão, mas em 2021 abrange um maior número de viaturas.

Segundo um relatório elaborado pela Câmara Municipal, citado pelo jornal Público, os residentes beneficiarão de condições especiais: poderão circular na Baixa desde que cumpram a norma Euro 4, ou seja, tenham matrícula posterior a 2000.

O relatório, lembra a mesma publicação, sustenta a criação da nova Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC). Apresentado no final da semana passada, este projecto envolve a transformação de várias ruas destas zonas em vias pedonais e o encerramento ao trânsito de parte da Avenida da Liberdade, entre outras alterações.

Veja ainda:

Recorde-se que, atualmente, os veículos anteriores a 2000 já estão proibidos de circular numa parte da Baixa e Avenida da Liberdade. A fiscalização está a cargo da Polícia Municipal e o número de coimas não tem sido elevado, embora se tenha registado um número de contra-ordenações três a quatro vezes superior em 2019, segundo avança fonte da autarquia ao Público.

Com a implementação da ZER, está prevista a instalação de sistemas electrónicos de controlo, que deverá resultar num aumento da fiscalização.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente