Pára tudo! Sony mostra carro elétrico

Das consolas para a estrada: Sony já faz carros elétricos, como o Sony Vision-S que foi apresentado em Las Vegas

0 aos 100 07/01/2020 Noticias

Surpresa, e das grandes, no arranque da feira de tecnologia da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, com a Sony (sim, essa mesmo) a apresentar o Vision-S, um automóvel elétrico, que serve de montra tecnológica da empresa japonesa.

"Este protótipo mostra a nossa contribuição para o futuro da mobilidade (…) e mostra que a tecnologia não está só ao serviço da segurança. Com o Vision-S damos forma à nossa visão”, explicou o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida.

Este potencial concorrente do Tesla Model S e Porsche Taycan foi desenvolvido em conjunto com a Nvidia, Continental, Bosch, ZF, e Qualcomm. Utiliza dois motores elétricos que debitam, em conjunto, 200 kilowatt (268cv) e permitem-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e uma velocidade máxima de 240 km/h.

A plataforma foi desenvolvida pela austríaca Magna Steyr e, segundo a Sony, pode ser usada para outros modelos, de diversos estilos e dimensões.

O Vision-S surge equipado com 33 sensores que permitem detetar objetos e pessoas nas imediações do carro, sensores CMOS oriundos da própria Sony, sendo que em conjunto com o radar e com a tecnologia Lidar é possível ter condução autónoma de nível 2 – embora o objetivo seja alcançar o nível 4.

O interior, onde predominam os ecrãs panorâmicos, incluindo uma dupla que projeta imagens captadas pelas câmaras que substituem os retrovisores exteriores, tem capacidade para quatro ocupantes (com dois lugares individuais atrás), além de um tejadilho panorâmico em vidro de grandes dimensões. Destaque ainda para um sistema de som 360 Reality Audio, que promete maior qualidade sonora e que dispõe de colunas embutidas nos bancos.

Sobre a sua produção em série, para já pouco ou nada de sabe, embora o mais certo é que o Vision-S não passe apenas de um mero exercício de estilo e tecnologia, uma demonstração do que a Sony pode fazer em termos tecnológicos.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'