Porsche trabalha em elétrico com quatro motores

Protótipos possuem inovador sistema de controlo de binário desenvolvido pela Porsche Engineering

0 aos 100 05/12/2019 Noticias

A Porsche está a testar uma configuração ousada para um futuro SUV elétrico. A marca alemã trabalha num modelo com nada menos que quatro motores elétricos, um por roda. Por enquanto, as especificações ainda são segredo, mas adianta que terá um inovador sistema de controlo de binário desenvolvido pela Porsche Engineering. 

"É quase como se o condutor tivesse um pedal de acelerador separado para cada ... roda", brincou Ulf Hintze, da Porsche Engineering.

Veja ainda:

Para aumentar o grau de dificuldade, foi dito aos engenheiros que não podiam instalar qualquer sensor adicional. Em vez disso, tiveram de criar um software que pudesse manter os quatro motores sincronizados e capaz de responder a mudanças nas condições.

Para fazer isso, a equipa desenvolveu um “observador do estado motriz” que monitoriza continuamente uma variedade de factores, incluindo “a força e rapidez com que o volante é manobrado, o quanto o condutor acelera e o quanto o veículo gira em torno do seu eixo vertical”.

Se os dois cenários não se misturam, o software intervém ao travar ou acelerar as rodas individualmente, eliminando assim a subviragem e sobreviragem, ajudando a manter o veículo na trajetória desejada. A Porsche diz que tudo isso acontece "de forma muito subtil e rápida", e o condutor nem se percebe. Como Hintze disse: "Parece rolar sob carris”.

O sistema foi desenvolvido ao longo de dois invernos e a Porsche confirmou que o software será usado num veículo de produção em série. A empresa não disse qual, mas sugeriu que "veículos elétricos com até quatro motores tornar-se-ão em breve vulgares”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'