Adeus ruído de rolamento: Hyundai já tem a solução

Tecnologia promete reduzir o ruído no interior dos veículos

0 aos 100 29/11/2019 Noticias

O conforto em marcha é um dos aspectos que os condutores mais valorizam e pelo qual alguns fabricantes trabalham para criar uma maior sensação de comodidade e tranquidade. É o caso da Hyundai que está a ultimar o desenvolvimento de um inovador sistema de controlo ativo de ruído.

O RANC (acrónimo de Road Active Noise Control) é uma evolução da tecnologia ANC que já se encontra nos modelos do construtor coreano, com o objetivo de reduzir o ruído no habitáculo, através de sensores que identificam os barulhos provenientes do motor e da estrada, ‘combatendo-os’ pela emissão de ondas sonoras invertidas.

O novo dispositivo serve como complemento ao isolamento acústico convencional, uma vez que permite analisar em tempo real vários tipos de ruído, incluindo aqueles que são emitidos pelo meio ambiente.

“O RANC é uma tecnologia notável que leva a tecnologia NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) existente ao próximo nível. Continuamos a assumir a posição de liderança na redução de ruídos e oferecendo o mais alto nível de conforto acústico aos nossos clientes”, afirmou Gangdeok Lee, investigador do NVH Research Lab. da Hyundai.

Veja ainda:

Segundo a Hyundai, o RANC pode reduzir o ruído no habitáculo em 3 db, avanço que permitirá aos engenheiros maior margem para trabalhar na redução do peso dos seus automóveis, necessitando de menos peças para obter um nível ótimo de isolamento acústico, incluindo os reforços estruturais de componentes nas ligações ao solo.

Para já ainda não se conhece que modelos podem vir a utilizar esta tecnologia e quando estará disponível.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente