Condutores da A8 em perigo devido a eventual concessão de mina

Quercus lança o alerta para o perigo de acidentes ou abatimento do piso da Autoestrada 8 (A8) se for licenciada uma mina

0 aos 100 13/11/2019 Noticias

A Quercus alerta para o perigo de acidentes ou abatimento do piso da Autoestrada 8 (A8) se for licenciada uma mina, em consulta pública mas já parcialmente explorada, na fronteira entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Em causa está a concessão de licença à Mina de Ribeiro Seco, atualmente em processo de consulta pública para aprovação de uma área total de exploração de 67,6 hectares, localizados nos concelhos da Nazaré e de Alcobaça e atravessados pela autoestrada.

O pedido de licenciamento foi feito pela empresa Sarbloco SA, posteriormente adquirida pelo grupo ParaPedra e que adotou a designação de Sifucel, visando a exploração de minerais para a "produção de quartzo e caulino para abastecimento das indústrias cerâmica, vidreira e de construção civil", de acordo com os documentos em consulta pública até ao dia 13 de dezembro.

Veja ainda:

De acordo com o Estudo de Impacte Ambiental (EIA), dos 425.600 metros quadrados requeridos para área de escavação (inserida na área total de exploração), 419.460 "já estão atualmente a ser explorados, sendo que, destes, apenas 80.190 metros quadrados têm licença de exploração atribuída", pode ler-se no comunicado divulgado hoje pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

No seu entender, é "inaceitável a eventual concessão de exploração" da mina, que "irá expor os condutores que circulam na A8 (troço Valado dos Frades -- Pataias) ao perigo de abatimento do piso da autoestrada".

Para a associação, é "incompreensível" o facto de o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) "quase ignorar a existência da A8" quando, de acordo com dados do Relatório de Tráfego na Rede Nacional de Autoestradas (publicado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes), em 2018, "cerca de 146.861 veículos utilizaram este troço, com uma média mensal e diária de 12.238 e 408 veículos, respetivamente".

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'