VÍDEO: o impressionante centro de testes e tecnologia da Mercedes-Benz

É assim o novo centro de testes da Mercedes: um enorme complexo que recria todo tipo de estradas e condições

0 aos 100 12/11/2019 Curiosidades

A 130 quilómetros de Estugarda, no pequeno município de Immendingen, na região de Friburgo, a Mercedes-Benz construiu um centro de testes e tecnologia formado por mais de três dezenas de pistas ao longo de 68 quilómetros.

Três anos e meio depois e um investimento de 200 milhões de euros, o antigo campo de treinos do exercito alemão transformou-se num gigantesco centro de testes, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias, como sistemas de assistência à condução ou mecânicas híbridas e elétricas.

São mais de 30 pistas que simulam diferentes tipos de traçados, como estradas sinuosas como as dos Alpes, autoestradas ou ruas com cruzamentos e rotundas como as encontradas nas cidades europeias.  

Conta ainda com uma enorme oval, um traçado de curvas baseado em secções de Nurburgring, asfalto ondulado, um módulo de gravilha para testes de veículos 4x4, pista de travagem com distintas superficies e pista de provas acústicas.

Veja ainda:

A área maior do complexo é a de testes e avaliação de veículos altamente automatizados, onde a tecnologia de condução autónoma é desenvolvida através da realização de testes de alta velocidade com situações de mudança de faixa e verificação das funções de prevenção de colisão. Para torná-lo mais realista, são usadas maquetes fixas e móveis que simulam outros veículos ou pedestres.

Na sua construção, a Mercedes levou em consideração a conservação do meio ambiente natural onde está localizado e, para isso, colaborou com uma organizações de proteção ambiental. Entre outras medidas, por exemplo, esteve a criação de um viaduto pelo qual os animais selvagens podem atravessar o complexo com segurança.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'