Sabe quanto pesa o sensor TPMS do Agera RS a 500 km/h?

Um dado que deve saber sobre o carro mais rápido do mundo

Miguel Costa 19/12/2017 Curiosidades

O que podia ter levado o fabricante sueco a verificar o quanto pesa o sensor TPMS (Tire-Pressure Monitoring System ou “sistema de monitorização da pressão dos pneus”) no Koenigsegg Agera RS a 500 km/h? Ele chegou a alcançar essa velocidade? Quase, quase...

É só recuarmos alguns dias, até novembro, quando a Koenigsegg destronou o todo poderoso Bugatti Chiron (e por arrasto o Veyron SuperSport), ao conseguir uma velocidade média de 447 km/h numa autoestrada (fechada ao trânsito, claro) no deserto do Nevada.

Obviamente, antes da realização da tentativa, o fabricante realizou diversos testes juntamente com a Michelin, o fornecedor de pneus para algo tão importante. Um dos testes consistiu em fazer rodar uma roda - equipada com as famosas jantes de fibra de carbono Aircore da Koenigsegg, os discos de travão e os pneus Michelin Pilot Sport Cup2 - a 500 km/h para verificar como o sensor TPMS reagia a toda esta exigência.

Se é normal que a peça do TPMS pese apenas 30 gramas, o teste permitiu verificar que a tal velocidade o seu peso aumenta para até 130 kg!

 

Before the Desert Top Speed Run in Nevada, we rotated a Carbon Aircore wheel complete with wheel bearing brake disc, TPMS sensor and a Michelin tire to 500 km/h (310 mph) for over 1 minute to make sure the TPMS sensor fitted on to the small valve-stem inside the wheel was fine at elevated speed. The TPMS sensor weighs 30 gram at standstill and the equivalent of around 130 kg @ 500 km/h!! Camera shutter speed makes wheel look like it rotates slower than in reality. Tire was tested successfully under load by Michelin up to 450 km/h as this was our maximum expected speed #extreme #speed #500km/h #carbonwheel #aircorewheel #testing #michelin #koenigsegg #agerars

Uma publicação partilhada por Official Koenigsegg (@koenigseggautomotive) a 8 de Nov, 2017 às 7:14 PST

 

Loucura, certo? A Koenigsegg afirma que nas imagens, o movimento parece muito mais lento do que é na realidade, mas mesmo assim, é incrível ver como a roda é submetida a este teste de stress antes da tentativa de bater o recorde da Bugatti.

De recordar que o Koenigsegg Agera RS está equipado com um motor V8 5.0 auxiliado por dois turbocompressores, capazes de debitar 1376cv.

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