Esquema permite tirar carta sem aulas de condução

Há instrutores que levam três e quatro aparelhos de monitorização do sistema no mesmo carro, registando desta forma aulas fictícias

0 aos 100 13/08/2019 Noticias

O novo sistema de controlo das aulas práticas dadas pelas escolas de condução permite aos alunos tirar a carta sem alguma vez terem entrado num veículo do estabelecimento em que estão inscritos, revela o Jornal de Notícias

Em vigor desde 2017, o sistema de registo das aulas funciona através de um smartphone ou de um tablet e permite que várias aulas de condução fiquem registadas, assumindo a presença do aluno, embora esse aluno possa nem ter estado presente. Este sistema está desenhado para contabilizar a distância percorrida, a velocidade média e a duração da aula.

Veja ainda:

De acordo com o JN, que cita fontes, os instrutores têm a possibilidade de levar consigo três ou quatro aparelhos num só carro com os dados dos alunos, evitando assim o desgaste nas viaturas e poupanças ao nível do combustível. Ou seja, é possível manipular o sistema de monitorização das aulas de condução ao ponto de vários alunos serem registados como se estivessem presentes nas aulas, embora não tenham estado lá.

Questionado pelo JN, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes respondeu que “os sistemas de monitorização foram certificados de acordo com o legalmente estabelecido, estando sujeitos a fiscalização”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...