SUV elétrico chinês chama-se HiPhi-1 e é um enorme ‘transformer'

HiPhi-1 tem nove portas, compartimentos e asas de acionamento elétrico, incluindo portas com abertura asa de gaivota

0 aos 100 01/08/2019 Noticias

A start-up chinesa Human Horizons acaba de dar a conhecer-se atravês de um impressionante protótipo de um SUV elétrico. O HiPhi 1 antecipa um modelo de produção previsto para daqui a dois anos, tem nove portas, compartimentos e asas de acionamento elétrico, incluindo portas com abertura asa de gaivota.

O projeto (que emprega cerca de 400 engenheiros) é liderado pelo antigo patrão da SVO da Jaguar Land Rover e que também passou pela Ford, Mark Stanton e apresenta-se ainda como uma verdadeira montra tecnológica. Conta com um sistema de condução autónoma de nível 3 e um sistema 5G V2X de comunicação entre viaturas - dispõe de 562 sensores.

Com 5,2 metros de comprimento, o HiPhi 1 dispõe de várias formas de aceder ao seu interior, incluindo um modo “superstar” que abre o tejadilho e as portas, e um modo “parade” que permite que o carro se movimento lentamente com as portas abertas. Possui uma distância entre eixos similar à de um Range Rover.

Outra das curiosidades relacionadas com este SUV prende-se que os faróis que projetam padrões e mensagens na estrada ou numa parede, como por exemplo o efeito de uma passadeira, de forma a mostrar que é seguro para os peões atravessarem a estrada.

Veja ainda:

O interior está equipado com câmaras para reconhecimento facial (interligado com o smartphone, que permite aceder ao carro necessidade de chave) e até existem sensores de que detetam odores não desejados.

Os seis lugares estão distribuídos por três filas. O painel de instrumentos é digital, o ecrã central tátil tem uma orientação horizontal, existindo ainda outro ecrã específico para o passageiro da frente.

Este modelo que será produzido na China possui uma estrutura em alumínio e aço de alta resistência, e as baterias de 96 kWh (na versão mais potente) estão posicionadas no piso. Estará disponível em versões 4×2 e 4×4, sendo que esta último contará com uma dupla de motores com 272 cv cada. Na versão de topo anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos e uma autonomia até 644 km.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!