Hyundai dá novo fôlego aos motores a gasolina com a tecnologia CVVD

Tecnologia regula continuamente o tempo de abertura das válvulas

0 aos 100 08/07/2019 Noticias

Os motores de combustão continuam a ganhar folego com tecnologias que prometem melhorar a sua eficiência. A última surge pelas mãos da Hyundai, chama-se Continuously Variable Valve Duration (CVVD) da Hyundai e não é mais que um novo sistema de controlo de válvulas que promete melhorar a eficiência dos motores térmicos, bem como as suas performances.

O primeiro motor a acolher a tecnologia CVVD será o motor Smartstream G 1.6 T-GDi de quatro cilindros com 180cv e 264 Nm, estendendo-se depois a outros motores a gasolina.

Esta tecnologia, que pode ser traduzida como Duração da Válvula Continuamente Variável, joga com as diferentes fases do processo de combustão. Quando não existe carga no acelerador e o veículo circula a uma velocidade constante (sem pressão no acelerador), o CVVD abre a válvula de admissão de metade até ao fim do ciclo de compressão, melhorando a eficiência de combustível ao reduzir a resistência causada pela compressão.

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Pelo contrário, quando a carga sobre o motor é mais elevada, a válvula de admissão é fechada no início do ciclo de compressão para maximizar a quantidade de ar utilizada para a explosão, melhorando o binário para incrementar a aceleração.

Além da tecnologia CVVD, esta unidade motriz contará ainda com sistema de recirculação de gases de escape de baixa pressão e um novo sistema integrado de gestão térmica para melhor controlo térmico do motor nas fases após a ignição a frio e no seu arrefecimento.

O resultado, segundo a Hyundai, é de uma melhoria na ordem dos 4% na performance, 5% na eficiência de consumo e uma redução das emissões de 12%.

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