1.000 Mégane testados com tecnologias de condução autónoma!

Futuro com autónomos conetados da Renault inicia-se com o SCOOP

Miguel Costa 05/12/2017 Noticias

A Renault vai produzir 1.000 unidades do Mégane com tecnologias de condução autónoma. Uma iniciativa que se insere no projeto europeu SCOOP, que visa testar e implementar, em condições de circulação real, a conectividade entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestruturas (V2X).

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O SCOOP (de «Sistema Cooperativo») é um projeto piloto de implementação, em condições reais de circulação, da conectividade entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestruturas (V2X)Este projeto é desenvolvido em parceira com diferentes atores em França, incluindo organismos oficiais do governo, coletividades, gestoras de infraestruturas, universidades e centros de pesquisa e estudos científicos. No quadro do projeto SCOOP, o Grupo Renault vai testar novas tecnologias no Renault Mégane.

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«O objetivo prioritário é propor aos nossos clientes e, em particular, aos clientes de frotas, automóveis que melhoram a segurança na estrada e tornam mais fluída a circulação: automóveis que comunicam entre eles e emitem alertas, em tempo real, em caso de perigo, acidentes ou congestionamentos. As gestoras de infraestruturas transmitem, também, aos automóveis, as informações sobre a circulação, trabalhos na via, velocidade autorizada e eventuais acidentes ou obstáculos na via.» afirma Christine Tissot, chefe do projeto SCOOP no Grupo Renault.

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A frota Mégane equipada com o protocolo SCOOP utiliza tecnologias que antecipam os automóveis autónomos e conectados do futuro, com captores e calculadores que recolhem e processam várias informações, como a velocidade, o ângulo do volante, a potencial perda de aderência devido às condições climatéricas, o desencadear dos airbag, etc..

Se for detetado um problema, o automóvel emite, automaticamente, uma mensagem de alerta (através de um protocolo de alto desempenho com as mais recentes tecnologias ITS(1) G5 a todos os automóveis equipados com o SCOOP e para as unidades fixas existentes ao longo das estradas.

No caso de um acidente significativo, estas unidades fixas informarão as equipas de socorro. No quadro da pré-implementação do projeto, estas unidades fixas serão distribuídas ao longo de 2 000 km de estradas em França.

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