Mercedes GLB é oficial: o canivete suíço dos SUV, compacto e com 7 lugares

Novo SUV vai posicionar-se entre o GLA e o GLC, como o primeiro SUV compacto com capacidade para até 7 ocupantes

0 aos 100 11/06/2019 Noticias

A família SUV da Mercedes não para de crescer e surpreender. O último reforço é um SUV compacto derivado do Classe B, denominado GLB, que alia uma estética mais robusta um habitáculo com lugar para sete ocupantes.  

O SUV compacto de 7 lugares, que remete para o desaparecido GLK - não é sucessor do GLA, que tem lançamento previsto para o próximo ano - , estará disponível com uma gama de motores a gasolina e Diesel de quatro cilindros, todos com transmissão automática e opção de sistema de tração integral 4MATIC.

É anunciado pela Mercedes-Benz como um modelo "tão prático como um canivete suíço” ou qualquer outra ferramenta que se distinga pela polivalência, pela funcionalidade e versatilidade. Aí, o seu grande trunfo residirá desde logo no facto de oferecer espaço para sete ocupantes, graças a uma opcional terceira fila de bancos. 

A plataforma é a mesma do Classe A e Classe B, tem 4634 mm de comprimento, quase tanto como do GLC, 1890 mm de largura, 1900 de altura e uma distância entre eixos de 2829 mm (mais 100 mm que o Classe A). A bagageira tem 560 litros de capacidade na versão de cinco lugares (mais 10 litros que o GLC e mais 115 que o Classe B). Caso opte pela segunda fila com bancos deslizantes é possível ganhar mais 179 litros de capacidade na mala.

Veja ainda:

A segunda fila tem bancos de ajuste longitudinal em 140 mm, libertando mais o acesso à última fila. Os encostos de cabeça da segunda fila de bancos têm oito níveis de inclinação e os bancos podem rebater numa configuração de 40:20:40, criando uma superfície de carga plana. 

No lançamento estarão disponíveis dois motores a gasolina, o 1,3 de 163cv (GLB 200) e o 2.0 de 224cv (GLB 250 4Matic), e três Diesel, o 2.0 nas variantes de 150cv (GLB 200d e GLB 200d 4Matic) e de 190cv (GLB 220d 4Matic).

O painel de instrumentos é em tudo semelhante aos restantes compactos da marca de Estugarda, nomeadamente o Classe A, B e CLA. A única alteração prende-se com a decoração da zona em frente ao passageiro da frente e os painéis interiores das portas. O sistema de infotainment MBUX (com capacidade de reconhecer comandos vocais) têm ecrã de 10,25 polegadas. 

O sistema 4Matic tem três configurações base: Eco, Comfort (com distribuição de binário de 80/20) e Sport (70/30). As versões 4×4 contam com o pack Off-Road Engineering, que inclui um modo Off-Road que permite uma distribuição 50/50 entre eixos e que afeta o funcionamento do ABS, um menu específico no infotainment para ver dados de inclinação lateral, ajuda em subidas e uma função de iluminação especial para facilitar obstáculos fora de estrada em condução noturna abaixo dos 50 km/h, em combinação com os faróis de matrix LED.  

O GLB será produzido em Aguascalientes (México) e em Pequim (China) e tem lançamento previsto para o último trimestre do ano.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...