VÍDEO: é por isto que não deve deixar garrafas de água no carro em dias de calor

Um comportamento habitual pode comportar vários perigos

0 aos 100 29/04/2019 Ajuda

Quantas vezes se esqueceu de uma garrafa de água em cima de um dos bancos do automóvel? Provavelmente já foram tantas que lhes perdeu a conta.

Quer seja por puro esquecimento ou simplesmente porque não lhe apetece andar com uma garrafa de água atrás, nunca deve deixá-la dentro do carro, sob risco de provocar um incêndio.

Veja ainda:

Dioni Amuchastegui, funcionário da Idaho Power, uma empresa energética norte-americana, esteve perto de ver o seu carro ser consumido pelas chamas. Saiu do camião durante a hora de almoço. Quando regressou reparou que o interior do veículo estava repleto de fumo e não podia ter ficado mais surpreendido quando percebeu que tudo se devia a uma simples garrafa de água.

“Olhei e notei que a luz estava a incidir numa garrafa de água e a começar a pegar fogo ao assento”, explicou Dioni Amuchastegui no vídeo publicado pela Idaho Power no Facebook. “O líquido e o material claro podem causar um incêndio, uma combustão”.

Perante estes episódios, os bombeiros do Oklahoma’s Midwest City Fire Department resolveram fazer um teste. Deixaram que a luz solar incidisse numa garrafa de água durante alguns minutos e o objeto atingiu temperaturas altíssimas.

“A luz do sol vai passar pela garrafa enquanto ela está cheia de líquido e atuar como uma lupa. O líquido e o material claro podem causar um incêndio, uma combustão”, acrescenta o bombeiro David Richardson ao canal de televisão norte-americano KFOR.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...