Um dos 14 protótipos do McLaren P1 à venda

XP05 é o mesmo que foi utilizado como demonstração do P1 GTR

Miguel Costa 26/11/2017 Noticias

Um dos 14 protótipos de desenvolvimento do McLaren P1, distinguidos pelas siglas de XP (Experimental Prototype) e cada um deles dedicado a testes de certos elementos mecânicos, está à venda. No caso deste exemplar trata-se XP05 e tem um currículo único.

Criado inicialmente para testar o sistema de injeção Bosch e a transmissão, desenvolvida pela Ricardo juntamente com o motor V8 de 3.8 litros, o prototipo XP05 foi utilizado mais tarde para apresentar o P1 GTR dedicado exclusivamente para as pistas.

Para isso, a McLaren transformou por completo o XP05 com especificações P1 GTR, como veículo de demonstração, em 2015, nos salões de Genebra e Nova Iorque, onde surgiu com uma decoração amarela e faixas em verde, em alusão ao F1 GTR das 24 Horas de Le Mans de 1995.

Acabou depois por ser “desmantelado” até ao osso (leia-se chassis de carbono) e novamente reconstruído, com as mesmas especificações do resto da série limitada do P1.

O comprador pediu no tradicional laranja McLaren e com várias opções do departamento de Operações Especiais da McLaren (MSO). O motor é novo e tem pouco mais de 500 km.

Atualmente encontra-se à venda no concessionário britânico Tom Hartley Jnr, que não divulga publicamente o seu preço, o que deverá ser alto, já que a sua condição de protótipo sobrevivente e o seu passado como primeira unidade do P1 GTR fazem dele um exemplar único, que certamente se traduzirá num preço extremamente alto.

Recorde-se que o preço de um P1 “normal” era de 1 milhão de euros. Este deverá superar largamente os 2 milhões.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente