Aliança entre Mercedes e Renault-Nissan em perigo

Próximos Classe X e Smart deverão deixar de utilizar componentes da Aliança Renault-Nissan

0 aos 100 21/04/2019 Noticias

A Daimler deverá romper a parceria com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi como parte de um ambicioso plano de corte de custos. O objetivo do próximo presidente da Daimler, Ola Källenius, que assumirá a presidência da Daimler em maio, substituindo Dieter Zetsche, que está no cargo desde 1 janeiro de 2006, é economizar 6 mil milhões de euros até 2021.

Segundo a revista alemã Manager Magazin, a Daimler não deverá renovar a contratualização de projetos comuns com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, deixando expirar as parcerias no desenvolvimento e produção de plataformas, partilhadas pelo Twingo e o smart forfour, como ainda a que mantém para as motorizações.

O plano passa por economizar 6 mil milhões de euros até 2021, através de reduções de custos e ganhos de eficiência com veículos de passageiros Mercedes-Benz, a que se acrescentam 2 mil milhões de euros com outras operações na divisão de pesados Daimler Trucks.

Veja ainda:

Em fevereiro, a Daimler anunciou que estava a tomar medidas de redução de custos, depois de o lucro operacional do quarto trimestre ter descido 22 por cento, o que aumentou os custos do desenvolvimento de veículos elétricos, e a uma desaceleração da indústria automóvel.

Para já ainda não há detalhes sobre o fim da parceria e em que âmbito será feito, algo que poderá passar por colaborações pontuais em lugar de planos de desenvolvimento conjunto como foi o motor 1.33 Turbo utilizado pelo Mercedes Classe A, Renault Mégane ou Nissan Qashqai, a criação do Mercedes Classe X a partir da Nissan Navara ou a utilização dos motores 1.5 e 1.6 dCi da Renault no Classe A, Classe B, Classe C, etc.

O que parece certo e praticamente confirmado é o fim é a parceria nos citadinos, ou seja, que Smart ForFour e Renault Twingo deixarão de ser irmãos. Também a saída da Inifiniti da Europa levará ao fim dos Infiniti Q30 e QX30, que têm por base o Mercedes Classe A e GLA.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'