«O elétrico mais bonito do mundo»

Jaguar teve a ousadia de transformar um E-Type de 1968 num veiculo elétrico. Veja o que deu

Miguel Costa 09/09/2017 Noticias

A Jaguar Land Rover Classic apresentou um Jaguar E-Type elétrico no Jaguar Land Rover Tech Fest, que teve lugar em Londres. O veículo, apelidado de Concept Zero, foi restaurado e modificado no centro Jaguar Land Rover Classic Works de Coventry, perto do local onde foi criado o E-Type.

O Concept Zero baseia-se no Jaguar E-Type Roadster Serie 1.5 de 1968 e inclui um novíssimo motor elétrico que acelera o veículo dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Tim Hannig, Director da Jaguar Land Rover Classic, referiu que, "o Concept Zero mistura a famosa experiência dinâmica do E-Type com o rendimento aperfeiçoado pela eletrificação. Esta combinação única provoca uma experiência de condução impressionante.

O objetivo do Concept Zero é provar que no futuro vai ser possível continuar a conduzir veículos clássicos. Estamos ansiosos por ver a reação dos nossos clientes enquanto continuamos a estudar a forma mais adequada de colocar este protótipo no mercado.”

O Jaguar E-Type Concept Zero, que tem um aspeto idêntico ao original, não só oferece a mesma capacidade de manobra de um E-Type, como também apresenta um rendimento excepcional. É mais rápido que o modelo original, uma vez que vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos, quase um segundo menos que o E-Type Serie 1.

Tim Hannig acrescenta: "Limitámos a potência do veículo para ser possível mudar facilmente o novo motor elétrico do E-Type Concept Zero com a configuração dinâmica que caracteriza o E-Type original. Acreditamos que esta é a solução para uma experiência de condução sem igual.”

O Concept Zero a ser exposto no Tech Fest é um Roadster Serie 1.5 restaurado. As caraterísticas técnicas do veículo são exatamente iguais às do modelo original, com exceção do novíssimo motor do século XXI e das alterações efetuadas no painel de comandos e no tablier, se bem que o design dos mesmos tem como base o E-Type original. Além disso, foram utilizados faróis LED para conseguir uma eficiência energética. Neste caso, estes também acompanham o estilo do E-Type Serie 1 original.

Motor elétrico à medida

O motor elétrico oferece 220 kW e foi concebido especialmente para o E-Type Concept Zero. A sua bateria de iões de lítio tem as mesmas dimensões e um peso semelhante ao motor XK de seis cilindros utilizado no E-Type original. Os técnicos responsáveis pelo projeto de criação do motor elétrico certificaram-se de que este encaixava exatamente no mesmo lugar onde se encontrava o motor XK. O motor elétrico (e a engrenagem redutora) encontra-se atrás da bateria, no mesmo local da caixa de velocidades do E-Type. A nova árvore de transmissão envia energia a um diferencial de transmissão e à transmissão final. Este modelo pesa menos 46 kg do que o E-Type original.

A marca optou por utilizar um motor elétrico com peso e dimensões semelhantes ao motor a gasolina precedente e transmissões idênticas às anteriores. A estrutura do veículo não foi alterada, mantendo os mesmos travões e suspensão, o que simplifica a modificação e a homologação. A experiência de condução, a capacidade de manobra e a travagem são idênticas ao E-Type original. A distribuição do peso dianteiro e traseiro também é idêntica.

Tim Hannig refere ainda: "Integrámos o novo motor elétrico na estrutura já existente do E-Type, de modo a permitir a colocação de um motor tradicional. Achámos que era algo essencial, uma vez que faz com que um Jaguar de uma determinada época conserve o seu ADN para sempre.”

Fabricado entre 1949 e 1992, o motor XK de seis cilindros esteve presente em quase todos os modelos emblemáticos desse período, como o E-Type, o XK120, o Mk2 e o XJ6. O novo motor elétrico poderia ser utilizado em qualquer um destes modelos.

Tim Hannig termina: "Poderíamos utilizar esta tecnologia para transformar qualquer Jaguar clássico com um motor XK".

O veículo mais bonito da história

Desde o seu lançamento inicial no mercado em 1961, o E-Type foi várias vezes eleito o veículo mais bonito de todos os tempos. Até Enzo Ferrari o classificou como "o veículo mais bonito da história".

O motor elétrico do Concept Zero foi desenvolvido graças ao trabalho de um especialista neste tipo de motores em colaboração com os engenheiros da Jaguar Land Rover de acordo com as instruções específicas da Jaguar Land Rover Classic. Alguns dos seus componentes e tecnologia foram emprestados pelo próximo modelo I-PACE, o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série pela Jaguar Land Rover.

O E-Type Concept Zero tem uma autonomia real de 270 km graças ao seu peso reduzido e à sua excelente aerodinâmica. Utiliza uma bateria de 40 kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite (em regra, demora entre seis a sete horas a carregar, dependendo da fonte de alimentação).

Deixe o seu comentário