Este é o novo Ford Focus ST

Chega com dois motores, um a gasolina e o Diesel mais potente alguma vez montado num Focus

0 aos 100 18/02/2019 Noticias

A Ford desvendou o novo Focus ST, a primeira versão desportiva (haverá depois o Focus RS) da nova geração Focus, e que pretende "oferecer as emoções e a agilidade de um compacto desportivo num formato de um confortável e prático modelo familiar".

O novo Focus ST volta a estar disponível com duas motorizações distintas, uma a gasolina, o EcoBoost 2.3 de 280 cv (mais 30 cv que o antecessor) e 420 Nm (mais 20 Nm que o Honda Civic Type R), e uma Diesel, EcoBlue 2.0 de 190 cv.

O motor a gasolina promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 6 segundos. Quanto ao Diesel, a Ford sublinha apenas que se trata do motor Diesel mais potente alguma vez montado num Focus.

As opções da gama não ficam por aqui, pois o novo Focus ST vai poder ser encomendado, a partir do final do verão, com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete velocidades (com patilhas no volante). Terá ainda uma versão carrinha SW. 

O novo Focus ST é o primeiro modelo de tração dianteira da Ford com um diferencial autoblocante eletrónico desenvolvido pela Borg Warner – disponível apenas para a versão a gasolina. 

Por fora, o Focus ST tem uma agressividade algo comedida (deixa as extravagâncias para o futuro RS), especialmente face à gama ST Line. As diferenças encontram-se na grelha, caixas dos faróis de nevoeiro e jantes, de 19 polegadas. Atrás, destaque para um spoiler que gera maior carga aerodinâmica e duas saídas de escape. Não é agressivo em excesso, mas tem presença desportiva.

Por dentro, a maior diferença são os bancos desportivos Recaro. O volante tem um aro de maior diâmetro e parte inferior achatada, sendo também visíveis os detalhes a imitar fibra de carbono um pouco por todo o habitáculo.

A caixa de velocidades manual conta com “pontacão” automático e nos modos de condução mais desportivos (Sport y Track) ativa-se um sistema anti-lag para o turbompressor, semelhante ao utilizado no Ford GT e nas Ford F-150 Raptor.

O sistema de travagem também foi melhorado: os discos dianteiros têm 330 mm de diâmetro e estão “abraçados” por pinças de dois pistões. De serie, os Ford Focus ST estarão calçados pneus desportivos Michelin Pilot Sport 4S.

Está disponível em duas cores exclusivas: Ford Performance Blue e Orange Fury.

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