Importação de híbridos e elétricos disparou em Portugal. Porquê?

Peugeot 508 RXH, Citroen DS5 Hybrid, Renault Zoe, Nissan Leaf e BMW i3 entre os mais procurados

Miguel Costa 17/11/2017 Curiosidades

É um facto. Os portugueses procuram cada vez mais carros elétricos e híbridos. Entre janeiro e outubro deste ano, a procura por carros elétricos e híbridos registou um aumento de 106 por cento face ao período homólogo do ano passado.

Exemplo disso, no Standvirtual o número de anúncios sobre este tipo de modelos aumentou consideravelmente, em cerca de 71%, face ao mesmo período de 2016.

Segundo a mesma fonte, os modelos mais procurados durante o período analisado, foram respetivamente, o Peugeot 508 RXH, Citroen DS5, Honda Civic, Renault Zoe, Nissan Leaf, BMW i3, Mercedes-Benz E300, Renault Twizy, Opel Ampera e por último, o Porsche Cayenne.

Motivação? Benefícios fiscais

Este aumento da procura de veículos chamados “verdes” é explicada, em grande parte, pelos benefícios fiscais, fruto das alterações fiscais promovidas pelo atual Orçamento do Estado.

Por exemplo, a isenção de IUC no caso dos elétricos e de 50 por cento nos híbridos, o que desde logo é uma enorme atrativo. A juntar a isso estão os baixos custos de utilização, em particular nos elétricos e a possibilidade destes (ainda) poderem ser carregados na via pública gratuitamente.

Veja ainda: Governo avança com matrícula na hora para quem compra carro "lá fora"

Deixe o seu comentário