A Volkswagen suspendeu em Portugal a “reparação” de motores 1.2 TDI do tipo EA189 afetados pelo software fraudulento que manipula as emissões poluentes dos veículos a gasóleo, o caso conhecido por “dieselgate”.
Esta suspensão, que afeta os modelos Volkswagen Polo e Skoda Fabia (além do Seat Ibiza) equipados com motores 1.2 TDI EA189, surge depois da noticia do jornal alemão Bild, que indica que a autoridade alemã dos transportes (KBA) está a investigar se o grupo Volkswagen terá ludibriado a reparação do software fraudulento, quando os carros foram chamados às oficinas para efetuar a atualização do software que manipula as emissões poluentes.
Relacionadas:
- Alemanha pede aos fabricantes para atualizar carros Diesel mais antigos, mas as marcas recusam-se
- BMW multada em 8,7 milhões de euros por esconder defeitos
- Milhares de Mercedes chamados às oficinas portuguesas por causa das emissões
- VW que não forem reparados serão proibidos de circular
Se a KBA concluir que o grupo Volkswagen ludibriou a reparação do software fraudulento do “dieselgate”, a marca pode ter de chamar 370 mil veículos de volta à oficina em toda a Europa, escreveu o Bild.
Questionado pelo Jornal Económico, a SIVA – empresa importadora das marcas Volkswagen, Skoda e Audi para Portugal -, confirmou que suspendeu a reparação destes motores.
A Volkswagen encontra-se neste momento em conjunto com a KBA na identificação das irregularidades e a preparar a atualização do motor.
Deixe o seu comentário