VÍDEO: como a Nissan testa o desgaste do sol...sem sol!

Cerca de 100 amostras coloridas diferentes podem ser testadas ao mesmo tempo, reduzindo o desperdício e economizando tempo

0 aos 100 04/01/2019 Noticias

O segredo dá pelo nome de “Climómetro de Xénon” (Xenon Weather Ometer - XWO) e é uma ferramenta que a Nissan desenvolveu e utiliza para testar pinturas que evitam o desgaste e os danos do sol sem utilizar o sol.

Esta ferramenta permite que cerca de 100 amostras diferentes possam ser testadas ao mesmo tempo, reduzindo assim o desperdício e economizando tempo. Outra vantagem é a possibilidade destes testes serem feitos ao longo de todo o ano, mesmo no dia mais curto do ano (o Solstício de Inverno), seja em que local for.

Por trás do “Climómetro de Xénon” encontra-se uma lâmpada de xénon de 4 mil watts, que “coze” cerca de uma centena de amostras com os mesmos raios que o sol. As amostras giram em torno da lâmpada para imitar a órbita da Terra – e porque este “sol” pode brilhar 24h por dia, os testes demoram metade do tempo a serem realizados.

Relacionadas:

Os engenheiros observam depois as amostras de material através de uma série de ciclos para investigar as alterações e garantir a máxima durabilidade e qualidade para os clientes Nissan.

«Além dos rigorosos testes em condições reais, esta ferramenta permite-nos recriar ambientes hóstis» afirmou Doug Prytula, Técnico de testes de Carroçaria e Chassis da Nissan. «É mais um passo que tomamos para garantir que os padrões de qualidade da Nissan são incomparáveis».

Além dos testes realizados em condições reais, os engenheiros da Nissan usam a máquina XWO para testar tintas, materiais interiores e plásticos para assegurar a durabilidade e qualidade – como um solário para objetos.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva