Presépio alerta para a gravidade dos acidentes de viação

Companhia de Sapadores de Braga criou a obra com teor de sensibilização rodoviária

0 aos 100 09/12/2018 Curiosidades

E se a Virgem Maria, S. José e o Menino Jesus viajassem de carro e sem cinto de segurança? Foi esse exercício de imaginação que os Bombeiros Sapadores de Braga fizeram para alertar para a gravidade dos acidentes de viação, especialmente nesta quadra natalícia.

O resultado é aquele que se pode ver no jardim exterior do quartel na Avenida do Estádio do Braga: um presépio com a Sagrada Família… encarcerada no interior de dois automóveis sinistrados.

"É um acidente que envolve três veículos, em que os condutores são as principais figuras do presépio, São José, Nossa Senhora e o Menino Jesus, que cometem algumas irregularidades. Nenhum deles levava cinto de segurança, o bebé viajava sem cadeirinha... e depois há um choque frontal, em que todos eles são projetados. O terceiro veículo é de um condutor alcoolizado que fugiu", descreve Armando Rosas, bombeiro envolvido na construção deste presépio.

O aparato faz virar cabeças e os bombeiros admitem que não é consensual, mas o objetivo é mesmo o choque.

“Os acidentes rodoviários são uma das principais causas de morte em Portugal. Não faz sentido andar na estrada como se fosse uma competição. Nesta altura foi mesmo dar uma imagem que chocasse e fizesse refletir", explicou João Felgueiras, comandante da corporação, em declarações à TSF.

Só na última semana de novembro morreram nas estradas portuguesas 14 pessoas e 40 ficaram gravemente feridas.

Relacionadas:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva