A Direção Geral de Trânsito de Espanha (DGT) arrancou com a fase de testes dos novos radares camuflados instalados num enorme camião Renault e num furgão comercial, também da marca Renault.
Segundo Pere Navarro, porta-voz da DGT, o objetivo é controlar “os acidentes envolvendo veículos comerciais, que duplicaram nos últimos meses em estradas e autoestradas”.
O furgão foi recentemente “apanhado” a circular à entrada de Santiago de Compostela, na N-550 em Ordes. Na lateral do veículo é possível ver um radar “velolaser”, de última geração.
Relacionadas:
- Os novos carros da PSP
- Quais as principais multas dos condutores portugueses?
- Multas de trânsito dão 195 euros por minuto
- Sabe quantos condutores já foram apanhados nos novos radares fixos?
O camião, da marca Renault, possui a vantagem de colocar os agentes numa posição mais elevada, facilitando o controlo de tudo o que se passa no interior das restantes viaturas. Utilizar o telemóvel ou não ter cinto de segurança torna-se uma dor de cabeça ainda maior para os infratores.
Estes novos “reforços” da DGT fazem parte da campanha de sensibilização para a prevenção de acidentes de trânsito. Por enquanto, estão ainda em fase de testes para "avaliar se vale a pena ou não vale a pena", explica Pere Navarro. Espera-se que começam a multar algures em 2019.
Aproveitamos para lançar a questão: Portugal devia adoptar um sistema semelhante: sim ou não?
Deixe o seu comentário