Volkswagen confirma desenvolvimento de um Golf R de 5 cilindros

Volkswagen não confirma o lançamento, mas está a testar um Golf com o mesmo motor do Audi RS3

0 aos 100 11/11/2018 Noticias

Um responsável da Volkswagen confirmou que a divisão Volkswagen R encontra-se a desenvolver uma versão do Golf com motor de 5 cilindros, sem adiantar, contudo, uma data de lançamento.

Em causa estará a versão de produção do Volkswagen Golf R400, protótipo mostrado no Salão de Pequim de 2014, e uma das “vítimas” do Dieselgate, que impediram a sua produção, mas que tem sido apanhada por várias vezes em testes no circuito de Nurburgring.

Sempre que foi visto no “Inferno Verde”, a unidade de testes aparentava ter o mesmo motor de 5 cilindros, 2.5 TFSi, do Audi RS3 Sportback, que tem, precisamente, uma potência de 400cv. Além do som, este Golf de testes distinguia-se pelas enormes saídas de escape de formato oval, praticamente idênticas às montadas no desportivo compacto da Audi.

Relacionadas:

Em declarações à Motor Magazine, Todd Ford, responsável da Volkswagen para a Austrália, confirmou que a Volkswagen R estava a testar um Golf com motor de 5 cilindros.

Nas palavras deste responsável, estes testes seriam, de momento, testes de distintas alternativas mecânicas, sem estarem diretamente relacionados a um produto aprovado. Ou seja, de acordo com Todd Ford, o desenvolvimento existe, mas não implica que a marca esteja realmente a pensar lançar o modelo para o mercado.

"Por vezes, procuramos outras soluções mecânicas, por isso é ótimo ter um produto de maior desempenho. É apenas a divisão R a trabalhar nisso", afirmou. "Certamente não há planos que tenhamos conhecimento, mas certamente não seria a única coisa que eles estão a avaliar em termos de diferentes mecânicas".

Contudo, fontes da Volkswagen adiantam que o Golf R400, que poderá vir a chamar-se R 420, ou seja, com 420cv, será lançado no início de 2019 em edição limitada para a despedida da atual geração Golf.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'