Os radares da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, vão começar a multar quem circular acima dos 80 km/h, o limite de velocidade fixado naquela via, já a partir deste mês de novembro.
Segundo o Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a entidade com a competência de aplicar multas, está ainda a promover testes e a entrada em funcionamento dos radares surge após trabalhos de modernização e compatibilização no valor de 100 mil euros.
“A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária está a promover testes, prevendo-se que os radares entrem em funcionamento durante o corrente mês de novembro”, explica a entidade, acrescentando que a decisão surge após “a Infraestruturas de Portugal ter concluído os trabalhos de modernização e compatibilização dos radares que possui na VCI”.
Relacionadas:
- Os novos carros da PSP
- VCI tem novos limites de velocidade
- Quais as principais multas dos condutores portugueses?
- Multas de trânsito dão 195 euros por minuto
- Sabe quantos condutores já foram apanhados nos novos radares fixos?
Em julho, a Infraestruturas de Portugal tinha dito ao JN que o funcionamento dos radares só aconteceria quando terminasse a “articulação entre todas as entidades interessadas”. A modernização dos pórticos, avaliada em 100 mil euros, tornou-os capazes de recolher informação relativa à velocidade dos veículos e enviá-la diretamente à ANSR.
O excesso de velocidade detetado pelos radares da VCI não é penalizado há mais de dez anos, depois de os pórticos, instalados em 2003 pela Câmara do Porto, terem sido desativados em 2007.
Em 2013, quando foram transferidos para a IP, voltaram a assinalar as infrações sem que tal se traduzisse em multas, pois os dados não eram comunicados às entidades competentes para processamento de contraordenações.
Deixe o seu comentário